Reflexões sobre o acervo de obras-projeto do MuBE
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.108106Keywords:
Curadoria. Acervo. Museu. Arte contemporânea. Projeto de artista.Abstract
O artigo se propõe a refletir sobre o acervo de obras-projeto, construído entre 2016 e 2020, no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia. Mais do que apenas abrigar obras no sentido tradicional, o MuBE guarda registros e documentação para futuras remontagens. O museu passou a colecionar proposições artísticas, projetos e ideias. Isso traz implicações para a curadoria, relações distintas com o espaço museológico e outras concepções de conservação de obras. A partir de elementos da história da instituição, o texto discute alguns dos trabalhos que integram esse novo acervo.
Abstract
This paper aims to reflect on the collection at Brazilian Museum of Sculpture and Ecology (MuBE) consisting of artwork projects, acquired between 2016 and 2020. Besides being the home for the art works, MuBE has kept records and documentation for the assemblage of future exhibitions. The museum has been collecting artists proposals, projects and ideias. This implies changes for affects the curatorship, the relationship with the museum as a space and other concepts regarding artwork conservation. Based on elements about the institution's history, the text discusses some of the artworks that integrate this new collection.
Downloads
References
BARRIO, Artur. “Manifesto”. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecilia (orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2006, pp. 262-263.
FREIRE, Cristina e LONGONI, Ana. (orgs.). Conceitualismos do Sul/Sur. São Paulo: Annablume; MAC-USP; AECID, 2009.
KOSUTH, Joseph. “Arte depois da filosofia”. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecilia (orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2006, pp.210-234.
LEWITT, Sol. “Sentenças sobre a arte conceitual”. In: FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecilia (orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2006, pp. 205-207.
LIPPARD, Lucy R.; CHANDLER, John. “A desmaterialização da arte”. Arte & Ensaios — Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, n. 25, maio 2013, pp. 150-165. Disponível em: <https://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2013/12/ae25_lucy.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2020,
WISNIK, Guilherme. Dentro do nevoeiro: arquitetura, arte e tecnologia contemporâneas. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
ZANINI, Walter. “Mais coragem”. In: FREIRE, Cristina (org.). Walter Zanini: Escrituras críticas. São Paulo: Annablume: MAC USP, 2013a, p. 118.
ZANINI, Walter. “O Museu e o Artista.” In: FREIRE, Cristina (org.). Walter Zanini: Escrituras críticas. São Paulo: Annablume: MAC USP, 2013b, p. 115.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.