Entendimentos e desacordos: das relações entre crítica, exposição e curadoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.108104

Palavras-chave:

Crítica de arte. Exposição. Curadoria. Teoria. Discurso.

Resumo

O artigo se desenvolve como uma investigação em torno das relações entre crítica, exposição e curadoria. Discutindo os deslocamentos dos modos e lugares de inserção e manifestação do discurso crítico, articula-se um campo de questões que denomino como os entendimentos e os desacordos que permeiam o debate sobre as relações entre crítica de arte e curadoria de exposição. A fundamentação metodológica e conceitual se assenta ao mobilizar referenciais quanto a debates críticos, antecedentes históricos e aportes teóricos, compondo o corpus a partir do qual questões são formuladas e a análise se encaminha. O interesse é refletir sobre no que se assemelham e diferenciam os papéis e funções do crítico e do curador, observando que vêm passando por transformações, contaminações e sobreposições cujas origens e consequências importa esclarecer e discutir. O artigo se vincula à pesquisa de tese de doutorado sobre a implicação da crítica de arte na formação do campo da curadoria contemporânea.

 

Abstract

This paper entails an investigation about relationships between criticism, exhibition and curatorship. Discussing the displacement of circulation and manifestation of critical discourse, the text articulates a field of questions that I call understandings and disagreements, and permeate the debate about the relations between art criticism and exhibition curation. The methodological and conceptual grounding is based on mobilizing references regarding critical debates, historical background and theoretical contributions, composing the corpus from which questions are formulated and the analysis is developed. It aims to reflect how the roles and functions of the critic and the curator resemble and differentiate from each other, observing that they have been going through transformations, contaminations and overlappings whose origins and consequences are important to clarify and discuss. The paper is linked to a doctoral thesis research on the implication of art criticism in the formation of the contemporary curatorship field.

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Biografia do Autor

Francisco Dalcol, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Brasil

Pesquisador, crítico, historiador da arte, curador e editor. Atual diretor-curador do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e professor-colaborador do curso de especialização (lato sensu) Práticas Curatoriais, do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor (PPGAV/UFRGS) e Mestre (UFSM/PPGART) em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica, com estágio de doutoramento no exterior pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Sua pesquisa de doutorado trata das interseções entre crítica de arte, exposição e curadoria, tendo defendido em 2018 a tese intitulada “A curadoria de exposição enquanto espaço de crítica: a constituição de um campo de prática e pensamento em curadoria no Brasil (anos 1960-1980)”. É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) – Comitê de Curadoria. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Dalcol, F. (2020). Entendimentos e desacordos: das relações entre crítica, exposição e curadoria. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 25(43). https://doi.org/10.22456/2179-8001.108104

Edição

Seção

DOSSIÊ: Estudos curatoriais e expositivos: perspectivas históricas e metodológicas.