Caminhos da curadoria e o pós-museu

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22456/2179-8001.103337

Mots-clés :

Curadoria. Pós-museu. Fronteiras. Bienal. Constelação pós-colonial.

Résumé

 

Na obra Museums and the Interpretation of Visual Culture (2000), Eilean-Hooper-Greenhill discute a cultura da imagem na pedagogia museal, contrastando o modelo do museu modernista com o que ela chama de pós-museu. O presente ensaio busca discutir esse conceito, assim como o conceito de constelação pós-colonial de Okwui Enwezor, para desvelar gestos curatoriais a partir de uma situação específica observada em 2019 no Museu Oscar Niemeyer: um espaço de entressalas que abriga obras de três diferentes instituições (MON, MAC-PR e Bienal de Curitiba), provocando um diálogo sobre fronteiras, compromissos e desafios da prática curatorial e narrativas institucionais.


 

Abstract

 

In the work Museums and the Interpretation of Visual Culture (2000), Eilean Hooper-Greenhill discusses image culture in museum pedagogy, from the modernist museum in contrast to what she calls the post-museum. The present essay aims to discuss this concept, as well as the concept of post-colonial constellation, by Okwui Enwezor, to unfold curatorial gestures from a specific situation observed in 2019 at Oscar Niemeyer Museum: a space among exhibition rooms that hosts three different institutions (MON, MAC-PR and Bienal de Curitiba) and provokes a dialog on borders, commitments and challenges of curatorial practices and institutional narratives.

 

 


Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Joanna Brolhani, UDESC

Mestranda em Teoria e História das Artes Visuais, PPGAV - CEART - UDESC

Références

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ENWEZOR, Okwui. The Postcolonial Constellation: Contemporary Art in a State of Permanent Transition. Research in African Literatures, Bloomington: Indiana University Press, vol. 34, n. 4, p. 57-82, 2003.

HEIDEGGER, Martin. Construir, Habitar, Pensar. Conferência pronunciada por ocasião da "Segunda Reunião de Darmastad", publicada em Vortäge und Aufsätze, G. Neske, Pfullingen, 1954. Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback. Disponível em <http://www.fau.usp.br/wp-content/uploads/2016/12/heidegger_construir_habitar_pensar.pdf> Acesso em 04 fev. 2020.

HOOPER-GREENHILL, Eilean. Museums and the Interpretation of Visual Culture. Routledge: London and New York, 2000.

LEÃO, Geraldo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10184/geraldo-leao>. Acesso em: 25 fev 2020. Verbete da Enciclopédia.

MUSEU DE ARTE CONTEMPOR NEA DO PARANÁ. História - Um Novo MAC. Disponível em: <http://www.mac.pr.gov.br/Pagina/Historia> Acesso em: 20 fev. 2020.

PRANDO, Felipe Cardoso de Mello. Campo neutral: limites e tensões entre práticas artísticas, curatoriais e instituições de arte. 2016. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. doi:10.11606/T.27.2016.tde-13092016-104137. Acesso em: 2020-02-06.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2020-06-28

Comment citer

Brolhani, J. (2020). Caminhos da curadoria e o pós-museu. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 25(43). https://doi.org/10.22456/2179-8001.103337