Passagens para o rumor do mundo, da marquise ao museu

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22456/2179-8001.99577

Mots-clés :

Artes Visuais. Arte Contemporânea

Résumé

Dedicado à análise de “A marquise, o MAM e nós no meio”, exposição realizada em 2018 no Museu de Arte Moderna de São Paulo, o presente texto resulta da interação com seu projeto curatorial, em três instâncias: frequentação da mostra e de seu programa público; entrevistas com seus agentes curatoriais; e mobilização de referências bibliográficas afins às problemáticas enfrentadas pelo projeto. Em atenção às camadas históricas e às fronteiras sociais presentes na marquise do parque Ibirapuera – e no museu que esta acolhe –, o texto procura evidenciar as estratégias expositivas adotadas no sentido da evocação e da transposição das mesmas.

Abstract
Dedicated to the analysis of ‘A marquise, o MAM e nós no meio’ [The Marquise, MAM and Us in the Middle], an exhibition held in 2018 at São Paulo Museum of Modern Art, this text results from the interaction with its curatorial project in three levels: attendance of the show and its public program; interviews with its curatorial agents; and mobiliza-tion of bibliographic references related to the problems faced by the project. Given the historical layers and social boundaries present in the Marquise of Ibirapuera Park – and in the museum that it hosts – the text seeks to highlight the expository strategies adop-ted in the sense of evoking and transposing these layers and boundaries, respectively.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Diogo de Moraes Silva, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando no Programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo - USP, na linha de pesquisa Metodologia e Epistemologia da Arte.

Références

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1982.

HONORATO, Cayo. “Aprender con los públicos”. In Revista Errata, v. 16, 2016.

MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. A marquise, o MAM e nós no meio. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2018.

MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Educação e acessibilidade: experiências do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2018.

MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. P33: Formas únicas de continuidade no espaço: Panorama da Arte Brasileira 2013. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2013.

O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

WARNER, Michael. Públicos y contrapúblicos. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona; Servei de Publicacions de la Universitat Autònoma de Barcelona, 2008.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2020-06-30

Comment citer

Silva, D. de M. (2020). Passagens para o rumor do mundo, da marquise ao museu. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 25(43). https://doi.org/10.22456/2179-8001.99577

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.