Em perspectiva hermenêutica: arte, existência e tragédia da cultura
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.112152Palabras clave:
Arte, Mito, Hermenêutica, Cultura, Existência.Resumen
O ensaio tem como objetivo investigar a temática arte, existência e tragédia da cultura no contexto da racionalidade mitológica, a partir da perspectiva hermenêutica gadameriana. A discussão se insere no âmbito da crítica mais ampla dos problemas da compreensão e interpretação, e dirige-se ao campo da crítica metodológica à moderna teoria da ciência. São articulados conceitos centrais como mito, logos e razão em direção à narrativa mitológica como modo de acesso ao saber. Nessa esteira explicita-se a relação fundamental entre arte, vida e cultura, de forma a fundamentar já na mitologia a experiência da arte inserida na tragicidade da existência como forma de conferir sentido à própria vida.
Abstract
The aim of this essay is to investigate art, existence and culture’s tragedy, within the context of mythological rationality, from a Gademerian hermeneutic perspective. This discussion is linked to the field of methodological criticism of the modern theory of science. Central concepts are integrated, such as myth, logos and reason, with mythological narrative as a means to access knowledge. Within this orientation, the fundamental connection between art, life and culture is clarified so as to establish – starting in mythology - the experience of art within the tragedy of existence as a way to give meaning to life itself.
Descargas
Citas
CASSIRER, E. A filosofia das formas simbólicas. Trad. Flávia Cavalcanti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CASSIRER, E. Linguagem e Mito. Trad. J. Guinsburg, Mirian Scahnaiderman. São Paulo: Perspectiva, 2009.
GADAMER, H. -G Hermeneutik I - Wahrheit und Methode: Grundzüge einer philosophischen Hermeneutik. In: Gesammelte Werke. Tübingen: Mohr Siebeck, 1990. v. 1.
GADAMER, H. Ende der Kunst? Von Hegels Lehre vom Vergangenheitscharakter der Kunst bis zur Anti-Kunst von heute [1985]. In: Ästhetik und Poetik I. Kunst als Aussage, Tübingen: Mohr Siebeck, 1993, G. W. Bd. VIII, p. 25-36.
GADAMER, H. Mythos und Logos [1981]. In: Ästhetik und Poetik I. Kunst als Aussage, Tübingen: Mohr Siebeck, 1993, G. W. Bd. VIII, p. 170 – 173.
GADAMER, H.Mythos und Vernunft [1954]. In: Ästhetik und Poetik I. Kunst als Aussage, Tübingen: Mohr Siebeck, 1993, G. W. Bd. VIII, p. 163-169.
GADAMER, H.G. W. Bd. IX, p. 150-161.
GADAMER, H. O fim da arte? Da teoria de Hegel sobre o caráter passado da arte à antiarte atual. In: Herança e Futuro da Europa. Trad. António Hall. Lisboa: Edições 70, 2009.
GADAMER, H. Verdade e método I: Traços de uma hermenêutica filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer. 15. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes/São Francisco, 2015.
GADAMER, H. Mito e Logos (1981). In: Hermenêutica da obra de arte. Trad. Marco Antonio Casavova. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010, p. 65-68.
GADAMER, H. Mito e razão (1954). In: Hermenêutica da obra de arte. Trad. Marco Antonio Casavova. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010, p. 57-63.
GADAMER, H. Prometeu e a tragédia da cultura (1946). In: Hermenêutica da obra de arte. Trad. Marco Antonio Casavova. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010, p. 265-276.
ÉSQUILO. Prometeu Acorrentado. In: Prometeu Acorrentado de Ésquilo; Ájax, de Sófocles e Alceste, de Eurípides. Trad. Mario da Gama Kury. Jorge Zahar. Rio de Janeiro, Brasil, 1999.
NIETZSCHE, F. Introdução à tragédia de Sófocles. Trad. Ernani Chaves. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2006.
NIETZSCHE, F. O Nascimento da Tragédia ou Helenismo e Pessimismo. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.