Da Perfectibilidade Negativa ao Ato Artístico em Czelawa Kwoka

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.108691

Palavras-chave:

Fotografia. Memória. Arte e Trauma. Arte e Holocausto. Faces of Auschwitz.

Resumo

Este trabalho procura ampliar discussões anteriores sobre a construção da potência do retrato fotográfico e a apresentação do gesto da arte no trabalho de colorização da artista Marina Amaral, a partir de uma fotografia icônica realizada por Wilhem Brasse, fotógrafo prisioneiro em Auschwitz que realizou mais de 45.000 fotos em estilo de identificação, durante os anos de 1940-1944, e a reverberação da foto em arte (pintura, desenhos, arte gráfica). A foto, da menina Czelawa Kwoka, produzida por Brasse em 1943, marca uma iconicidade da memória sobre o inominável e a carga imaginária e visual sobre a Shoah. O objetivo geral do trabalho é pensar fotografias históricas e formas artísticas, utilizando como principal metodologia a análise de transcrição visual, cotejando conceitos, entre outros, como ‘rosticidade’ (Lévinas), ‘narração do trauma’ (Seligman-Silva), representação, arte e catástrofe (Hartman). Como resultado final, é possível observar que a gestualidade artística promove uma singularização da imagem, e uma nova narratividade visual que clama pela sobrevivência da rememoração.

 

Abstract

This work seekes to broaden previous discussions about the construction of the power of the photographic portrair and the presentation of the gesture of art in the work of colorization by the artist Marina Amaral, from na iconic photography by Wilhem Brasse, prisoner photographer in Auschwitz who took more tan 45.000 photos in identification style, during the years 1940-1944, and the reverberation oh the photo in art (painting, drawings, graphic art). The photo, of the girl Czelawa Kwoka, produced by Brasse in 1943, marks na iconicity of memory on the nameless and the imaginary and visual charge on Shoah. The general objective of the work is to think about historical photographs and artistic forms, using as main methodology the analysis of visual transcription, comparing concepts, among others, such as 'rosticity' (Lévinas), 'trauma narration' (Seligman-Silva), representation, art and catastrophe (Hartman). As final result, it is possible to observe that artistic gestures promote a singularization of the image, and a new visual narrativity that calls for the survival of recollection.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Tassi Teixeira, PPG-CINEAV (UNESPAR)

Pós-Doutor em Cinema e Audiovisual (Universitat Autònoma de Barcelona - UAB). Doutor em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid (UCM). Professor do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV\UNESPAR). Professor Adjunto da UNESPAR, Campus Curitiba II (Sociologia da Arte, Estudos Culturais, Antropologia Audiovisual). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Eikos – Imagem e Experiência Estética. Seus estudos abrangem a área das mediações culturais, estudos diaspóricos, cinema ibero-americano, antropologia audiovisual, fotografia e memória, etc. E-mail: rafatassiteixeira@hotmail.com

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que Resta de Auschwitz (Homo Sacer III). São Paulo: Boitempo, 2008.

AMARAL, M. & JONES, D. The Colour of Time. A New History of the World 1850-1960. London: Apollo, 2018.

AZOULAY, Ariella. The Civil Contract of Photography. New York: Zone Books, 2008.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas, v. I: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DE DUVE, Thierry. A arte diante do mal radical. Ars, v. 7, n. 13, 2009. Disponível em:

<http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3062>. Acesso em: 11 jun. 2020.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Phasmes: Essais sur l´Apparition. Paris: Minuit, 1998.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imágenes Pese a Todo: Memoria Visual del Holocausto. Barcelona: Espasa, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devolver uma imagem. In: ALLOA, Emanuel (org). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Olhos livres da história. Revista Ícone, v. 16, n. 2, 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/icone/article/view/238900>. Acesso em: 23 jun. 2020.

EDWARDS, Teresa; SCHREINER, Lori. Painting Czesława Kwoka: honoring children of the Holocaust. Englewood: Unbound. Content, 2012.

ENGELMANN, Reiner. Der Fotograf Von Auschwitz. Berlin: CBT, 2015.

FELMAN, Shoshana. O Inconsciente Jurídico: Julgamentos e Traumas no Século XX. São Paulo: Edipro, 2014.

HARTMAN, Geoffrey. Holocausto, Testemunho, Arte e Trauma, IN: SELIGMANN-SILVA, Márcio. Catástrofe e Representação. São Paulo: Escuta, 2000.

HILBERG, Raul. La politique de la mémoire. Paris: Gallimard, 1996.

HIRSH, Marianne. The Generation of Postmemory. Writing and Visual Culture After the Holocaust. Columbia University Press, 2012.

LE BRETON, David. Rostos. Petrópolis: Vozes, 2018.

LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

LÉVINAS, Emmanuel. Entre Nous: thinking of the other. Nova York: Columbia University Press, 1998.

SANTOS, Ana Carolina Lima; TEIXEIRA, Rafael Tassi. Do passado ao presente, do preto e branco à cor: restituições da memória de Auschwitz. E-Compós, 2020a. Disponível em: <https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/1925>. Acesso em: 21 abr. 2020.

SANTOS, Ana Carolina Lima; TEIXEIRA, Rafael Tassi. Do passado ao presente, do preto e branco à cor: restituições da memória de Auschwitz. Revista Interin, 2020b. Disponível em:

<https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/2399. Acesso em: 21 abr. 2020.

SANCHEZ-BIOSCA, Vicente. “¿Qué Espera de mí esa Foto¿ La Perpetrator Image de Bophana y su Contracampo. Iconografías del Genocídio Camboyano”. Revista Aniki. Vol. 2, n. 2. 2015.

______. Miradas Criminales, Ojos de Víctima: Imágenes de la Aflicción en Camboya. Buenos Aires: Prometeo, 2017.

SELIGMAN-SILVA, Márcio. Narrar o Trauma: Escrituras Híbridas da Memória do Século XX. IN: CASA NOVA, Vera e MAIA, Andréa (org.). Ética e Imagem. Belo Horizonte: CArte, 2010.

SELIGMAN-SILVA, Márcio. Catástrofe e Representação. São Paulo: Escuta, 2000.

SONTAG, Susan. Diante da Dor dos Outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

STRUK, Janina. Photographing the Holocaust. London: I.B. Tauris, 2008.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-05

Como Citar

Teixeira, R. T. (2021). Da Perfectibilidade Negativa ao Ato Artístico em Czelawa Kwoka. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 26(45). https://doi.org/10.22456/2179-8001.108691

Edição

Seção

DOSSIÊ: Arte e Trauma