Quando a morte entra em cena: uma perspectiva inversa.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.109120

Palabras clave:

Arte, Arte Contemporânea, Clínica, Arte-Clínica, Corpo

Resumen

A partir do encontro entre os saberes do corpo, da arte e da clínica, surge o Teatro da Alma, trabalho estético-clínico desenvolvido dentro de um contexto terapêutico. Aqui serão apresentadas três cenas (duas fruto de experiências realizadas a partir do trabalho com o Teatro da Alma) nas quais a morte se fez presente revelando-se como uma intrigante fronteira, capaz de nos orientar, como um grande oráculo, pela turva floresta da vida. Além disso, o presente material também acompanha imagens e esquemas que revelam um pouco mais do trabalho.

Abstract
From the encounter between the knowledges of body, art and clinic, the Theater from the Soul emerges as an aesthetic-clinical work developed within a therapeutic context. Here, three scenes will be presented (two from experiences made from the work with the Theater from the Soul) in which death was present, revealing itself as an intriguing frontier, capable of guiding us, like a great oracle, through the murky forest of life. In addition, the present material also presents images and diagrams that reveal a little more of the work.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maíra Gerstner, Universidade de São Paulo

Artista, educadora e psicoterapeuta. É doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Tem formação em Psicomotricidade Relacional Somática pelo Instituto Anthropos de Psicomotricidade (Rio de Janeiro) e Psicogenealogia pelo Lienspsy (França). É graduada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professora temporária nos cursos de Artes Cênicas da UFRJ (2015-2016) e da Unesp (2019). Oferece workshops, cursos e atendimentos individuais e em grupo pela Fios do Ser (www.fiosdoser.com.br)

Citas

Ensaio sem referências bibliográficas.

Archivos adicionales

Publicado

2020-12-19

Cómo citar

Gerstner, M. (2020). Quando a morte entra em cena: uma perspectiva inversa. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 25(44). https://doi.org/10.22456/2179-8001.109120

Número

Sección

DOSSIÊ: Instinto e instituição: desbordes institucionais entre a estética e a clínica