Las categorias peircianas y las poeticas visuales.
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.97211Palavras-chave:
Poéticas Visuales. Fenomenología. Semiótica.Resumo
El presente texto aborda el análisis del proceso de trabajo en artes desde la perspectiva de las poéticas visuales, teniendo como paradigma de la investigación las categorías fenomenológicas de C. S. Peirce. El objetivo es proponer un abordaje metodológico que pueda asociar el carácter intuitivo y abierto del trabajo en arte con una proposición que parte de la valorización de la experiencia y los aspectos contextuales más inmediatos; produciendo una reflexión sobre las consecuencias y relaciones conceptuales posibles en un dado proceso en arte.
Abstract
The present paper tries to analyse the working process in art as it is approched by the visual poetics, taking as a model for investigation the phenomenological categories of C. S. Peirce. The aim is to propose a methodological reasoning that can associate the intuitive and open character of the work of art with an approch that starts from the valuation of experience and the more immediate contextual aspects; thus looking over the consequences and the possibles conceptual relations in a given working process in art.
Downloads
Referências
CAUDURO, F. V. Semiotics and Design: For an Intertextualized Dialogical Praxis. University of Reading, Department of Typograph and Grafic Communications: Londres, 1990.
BIRD, Otto. Peirce’s theory of methodology. Philosophy of Science, vol. 26, N° 3 (julho de 1959), pp. 187-200.
IBRI, Ivo Assad. Kósmos Noêtós. Editora Perspectiva, SP, 1992.
IBRI, Ivo Assad. Being and appearing in Peirce's philosophy: the statute of phenomenology, in Cognitio: Journal of Philosophy, São Paulo, nº 2, novembro de 2001, pp. 67-74.
LANCRY, Jean. Modestas proposições sobre as condições de uma pesquisa em artes, plásticas na Universidade. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida. (orgs.) O meio como ponto zero. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002.
PEIRCE, Charles Sanders. The Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Edição Eletrônica. Vols. I-VI editados por Charles Hartshorne and Paul Weiss (Harvard University Press, 1931-1935); Vols. VII-VIII editados por Arthur W. Burks (Harvard University Press, 1958).
PEIRCE, Charles Sanders. Ecrits sur le signe, rassemblés, traduits et commentés par Gérard Deledalle. Edições du Seuil, Paris, 1978.
PEIRCE, Charles Sanders. The essential Peirce: selected philosophical writings, volume 1 (1867–1893), Nathan Houser and Christian J. W. Kloesel (editores). Indiana University Press, Indiana, 1992.
PEIRCE, Charles Sanders. The essential Peirce: selected philosophical writings, volume 2 (1893–1913), Peirce Edition Project (editores). Indiana University Press, Indiana, 1998.
PEIRCE, Charles Sanders.. Semiótica. Editora Perspectiva, São Paulo, 2000.
SANTAELLA, Lucia. O Método Anticartesiano de C.S. Peirce. Edusp, São Paulo, 2004.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da Linguagem e do Pensamento: sonora, visual e verbal. Aplicações na hipermídia. São Paulo, Iluminuras.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.