Reconstrução da rede pessoal de Almir Mavignier e sua relação com a primeira exposição Novas Tendências: o exemplo de aplicação de análise e visualização de redes na história da arte.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.120101

Palavras-chave:

Almir Mavignier, Novas Tendências, Rede social pessoal , Neovanguarda, Análise quantitativa, História da arte digital

Resumo

O engajamento curatorial de Almir Mavignier na primeira exposição Novas Tendências (NT), organizada em cooperação com o crítico de arte croata Matko Meštrović e a Galeria de Arte Contemporânea de Zagreb, em 1961, foi uma excelente introspecção do artista na cena da neovanguarda europeia da época. A criação, desenvolvimento e características desta rede nos anos 1960 constituem o foco analítico deste artigo. A descrição da rede pessoal de Mavignier, também apresentada por visualizações de rede, visa a um melhor entendimento de seus aspectos estruturais, bem como sua relação com a composição pessoal e poética da primeira NT. Baseia-se no encontro metodológico entre história da arte e ciências sociais (análise de redes sociais), apoiado na aplicação de ferramentas TICs.

Abstract

In the background of Brazilian artist Almir Mavignier’s curatorial engage-ment on the first exhibition of New Tendencies, organized in the cooperation with Croatian art critic Matko Meštrović and Zagreb Gallery of Contemporary Art, in 1961, there was Mavignier’s excellent insight into the European neo-avant-gar-de scene at the time. The creation, development and features of this network around the year 1960, comprise the analytical focus of this article. Description of Mavignier’s personal network, also presented by the series of network visua-lizations, aims at better understanding of its structural characteristics, as well as their relationship to personal and poetic composition of the first exhibition of NT. It is based on methodological encounters between art history and so-cial sciences (social network analysis), supported by the application of ICT tools.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ljiljana Kolešnik, Universidade de Zagreb, Croácia

Pesquisadora sênior no Instituto de História da Arte da Universidade de Zagreb. Seu foco de pesquisa é a Arte Moderna e Neovanguardista do pós-guerra na Europa Central e Sudeste e as práticas de intercâmbio cultural transcontinental. É autora de diversos artigos e livros sobre arte, crítica de arte e políticas culturais da Iugoslávia Socialista, como Socialism and Modernity: Art, Culture, Politics 1950–1974 (2013), bem como a História da Arte Digital, como Modern and Contemporary Artists’ Networks. The Examples of Digital Tools Application in History of Art and Architecture (2018). É líder do líder do projeto de pesquisa ARTNET sobre modelos de organização e comunicação de práticas colaborativas de arte, e diretora-fundadora do Centro Regional de Arte, Cultura e Novas Mídias na Croácia

Nikola Bojić, Universidade de Zagreb, Croácia

Historiador de arte e designer com foco no planejamento urbano da Croácia entre 1955 e 1975 e a teoria da produção do espaço de Lefebvre. É assistente de pesquisa no Instituto de História da Arte de Zagreb pelo projeto ARTNET. É doutor pela Universidade de Split e mestre em História da Arte e Ciências da Informação pela Universidade de Zagreb (2011), com estágio na Universidade de Harvard (2013).

Artur Šilić, Universidade de Zagreb, Croácia

Pesquisador independente que atua em projetos de pesquisa que incluem processamento de texto nos campos de análise de Mídia, Direito, História e História da Arte. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Zagreb (2014) e seus interesses abarcam processamento de linguagem natural, sistemas de pesquisa de grandes corpora de textos e métodos de visualização de informações. É integrante do projeto ARTNET.

André Pitol (Tradutor), Universidade de São Paulo

Pesquisador com experiência em projetos artísticos e cursos sobre fotografia, história da arte e curadoria. Estudou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e na Escola de Comunicações e Artes da USP, onde concluiu mestrado em Artes, linha de pesquisa: História, Teoria e Crítica de Arte (2016) e bacharelado em Artes Visuais, habilitação em Gravura (2013). Atualmente é doutorando no PPGAV-ECA-USP com pesquisa sobre Curadoria digital e projetos artísticos no Leste Europeu. É integrante do Grupo de Pesquisa em Arte, Design e Mídias Digitais. Escreveu artigos e ensaios sobre Madalena Schwartz, Claudia Andujar, Pierre Verger, José Oiticica Filho e Alair Gomes.

Referências

Observações:

Título original do texto publicado em: Život umjetnosti: časopis o modernoj i suvremenoj umjetnosti i arhitekturi, vol. 99, n. 2, 2016, p. 59-79. Disponível em:https://www.ipu.hr/content/zivot-umjetnosti/ZU_99-2016_058-079_Kolesnik_Bojic_Silic.pdf A tradução realizada por André Pitól foi autorizada pelos autores do artigo.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-19

Como Citar

Kolešnik, L., Bojić, N., Šilić, A., & Pitol (Tradutor), A. (2021). Reconstrução da rede pessoal de Almir Mavignier e sua relação com a primeira exposição Novas Tendências: o exemplo de aplicação de análise e visualização de redes na história da arte. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 26(46), 1–25. https://doi.org/10.22456/2179-8001.120101

Edição

Seção

Versão | Version

Categorias