A ideia de arquivo na obra de arte e seus desdobramentos a partir da fotografia
DOI :
https://doi.org/10.22456/2179-8001.108842Mots-clés :
Arte. Desenho. Modernidade. Arquivo. Impressão.Résumé
O artigo é inspirado em textos que apresentam métodos e princípios conceituais de um artista moderno, com destaque para os relatos de Charles Baudelaire em “O Pintor da Vida Moderna” (1863); os registros do fotógrafo Eugène Atget publicados pela coletânea Photo Poche (1989); e as observações de Jacques Derrida em “Mal de arquivo: uma impressão freudiana” (2001). Assim, procura-se compreender as condições para registrar uma obra de arte e a criação de uma obra como um registro de si. O objetivo desta reflexão é analisar uma ideia de arquivo dentro das perspectivas e decisões processuais da arte moderna e contemporânea.
Abstract
This essay is based on texts that present methods and conceptual principles of a modern artist, focusing on the narratives of Charles Baudelaire’s “The Painter of Modern Art” (1863); the photographs by Eugène Atget published by Photo Poche press (1989); and the observations of Jacques Derrida in “Archive Fever: A Freudian Impression” (2001). The article seeks to understand the conditions for recording a work of art and artistic creation as a record of ourselves. The purpose of this reflection is to conceive an idea of archive within the perspectives and procedural decisions of modern and contemporary art.
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Références
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