Arte e Tecnologia: Quatro Exposições e suas Estratégias Curatoriais na Arte Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.108097Palabras clave:
Curadoria. Exposições. Arte Contemporânea. Arte e Tecnologia. TransdisciplinaridadeResumen
Este artigo apresenta quatro exposições de Arte e Tecnologia no Brasil, para analisar suas estratégias curatoriais como contribuição ao campo da Arte Contemporânea. As estratégias em arte eletrônica, digital e computacional são inicialmente discutidas a partir dos argumentos curatoriais nos respectivos catálogos. A abordagem do contexto específico de cada exposição aponta os desafios que a Arte e Tecnologia, também a Ciência, seguem impondo nas mostras organizadas por pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES), nos seus museus, galerias ou salas de exposição. Entre os desafios está, em uma perspectiva metodológica, compartilhar mais detalhadamente a estratégia curatorial de uma das exposições cujo argumento está focado na concepção de transdisciplinaridade.
Abstract
This article focuses on four Art and Technology exhibitions in Brazil, to analy-ze their curatorial strategies as a contribution to the field of Contemporary Art. Strategies in electronic, digital and computational art are initially discussed ba-sed on curatorial arguments on the respective catalogs. The approach of a specific curatorial context, points to the challenges that Art and Technology, also Scien-ce, follow to impose in exhibitions organized by researchers from higher educa-tion institutions, in their museums, galleries or room exhibitions. Among the chal-lenges is, in a methodological perspective, to share in more detail the curatorial strategy of an exhibition whose argument is in the transdisciplinary conception.
Descargas
Citas
ARTE TECNOLOGIA. São Paulo: USP, 1995.
BLANCO, Ángela García. La Exposición Un medio de comunicación. Madrid: Akal, 2009.
CHAUMIER, Serge. Traité d’expologie Les écritures de l’exposition. Paris: La documentation Française, 2012.
DOMINGUES, Diana (org.). A Arte no Século XXI. São Paulo: Ed UNESP, 1997.
JESUS, Eduardo (org). Walter Zanini: Vanguardas, Desmaterialização, Tecnologias na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2018.
FREIRE, Cristina (org). Walter Zanini. Escrituras Críticas. São Paulo: Anna Blume/Mac USP, 2013.
GROYS, Boris. Volverse público. Buenos Aires: Caixa Negra, 2018.
KERCKHOVE, Derrick. Proprioception et automation. In: BORILLO, Mario e SAUVAGEOT, Anne. (org.). Les cinq sens de la création. Paris: Champ Vallon, 1996.
MACHADO, Arlindo. O Quarto Iconoclasmo e Outros Ensaios Hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
OBRIST, Hans Ulrich. Caminhos da curadoria. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
PAUL, Christiane. New Media in the White Cube and Beyond. Curatorial models for digital arts. Los Angeles: University of Califórnia Press, 2008.
PECCININI, Daisy Valle Machado (Coord.). Arte novos meios : multimeios : Brasil’70 80. 2 ed. São Paulo: FAAP, 2010.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTOS, Nara Cristina. Art-Science-Technology: Curatorial Strategies in FACTORS. In ARTECH 2019, p. 241-246. Digital Media Art Ecosystems. Proceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts. Org. Universidade Católica Portuguesa, Braga, 2019.
SANTOS, Nara Cristina; YEREGUI, Mariela (Org.). FACTORS 4.0 é BIENALSUR. Santa Maria: Ed PPGART, 2017. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/740/2018/08/Catlogo_FACTORS_OK-1.pdf
SMITH, Terry. Talking Contemporary Curating. New York: ICI, 2015.
TÉKHNE. São Paulo: FAAP, 2010.
VENTURELLI, Suzete (Org.). Anais 8#.ART, 2009. Brasília: UNB, 2009. Disponível em: https://art.medialab.ufg.br/p/9142-8-art-2009
VENTURELLI, Suzete (Org.). Anais 9#.ART, 2010. Brasília: UNB, 2010. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/779/o/nono_art.pdf
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.