A fotografia: uma causa capital?
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.141699Palavras-chave:
História da Arte, Capitalismo, Fetichização da Mercadoria, Modelo ÉticoResumo
Este artigo convida a refletir sobre as relações que a fotografia estabelece com os sistemas sócio-políticos. Por meio de uma análise histórica da fotografia, desenvolve-se o argumento da crise do ideal democrático em detrimento do consumismo, tratando de lançar luzes sobre essa inversão de valores como o principal fator de estudo. Este texto defende a ideia de que a
fotografia encontra seus fundamentos na noção de “valor” no sentido marxista do termo, e revela a longa negação do valor de trabalho que possibilita a história da fotografia. Esta análise é feita através do exemplo da fotografia vernacular e de sua fetichização enquanto mercadoria. Trata-se de evidenciar o poder do agente poético como ferramenta de revelação do valor de
mercadoria da fotografia vernacular. Desta forma, este artigo propõe-se a ser uma curta síntese da historicidade da fotografia a partir do ideal democrático e de uma história do capitalismo e sugere desenvolver a análise a partir de um novo modelo: “o modelo ético”.
Downloads
Referências
ANDERS, Günther, L’obsolescence de l’homme – Sur l’âme à l’époque de la seconde révolution industrielle (1956), trad. Ch. David. Paris:
Encyclopédie des nuisances, 2002.
BOURDIEU Pierre (dir.), Un art moyen. Essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris: Minuit, 1965.
BRUNET, François, La naissance de l’idée de photographie. Paris: Presses Universitaires de France, 2000.
MACHEREY, Pierre, « A propos du processus d’exposition du « Capital » (le travail des concepts) ». In: ALTHUSSER, Louis (dir.), Lire le Capital (1965). PUF, 1996. (Col. Quadrige)
MARX, Karl, La Marchandise (1867) [chapitre 1 du Capital], trad. Joseph Roy révisée par l’auteur (1872), Actes Sud, 2003.
KOUWENHOVEN, John A., Made in America – The Arts in Modern Civilization, Garden City, N.Y., Doubleday, 1948.
POIVERT, Michel « La condition moderne de la photographie », L’ombre du temps, cat. exp. (28 septembre-28 novembre 2005, Paris, Jeu de Paume), éditions du Jeu de paume, 2004, p. 14-39.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Michel Poivert; Charles Monteiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.