Crentes e pregadores: imagem, política e alteridade

Auteurs

  • Pedro Eboli Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI :

https://doi.org/10.22456/2179-8001.137039

Mots-clés :

Bárbara Wagner, Religião evangélica, Identidades, Alteridades, Política das imagens

Résumé

O presente artigo analisa os horizontes políticos da série de fotografias Crentes e Pregadores, produzida pela artista pernambucana Bárbara Wagner em 2014. A série retrata pastores e frequentadores de igrejas evangélicas, majoritariamente pentecostais, localizadas entre Pernambuco e Alagoas. Partindo dos subsídios teóricos de Jacques Rancière, Judith Butler e Roland Barthes, explicitamos de que modo a política da série não reside na representação do crescimento da fé evangélica, de sujeitos invisibilizados ou de um aporte estético geralmente caracterizado como kitsch. Argumentamos que a série estabelece relações entre alteridades, identidades e visibilidades que estão coadunadas por processos de desidentificação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Pedro Eboli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Pedro Caetano Eboli Nogueira atua como professor, crítico e curador de arte. É graduado em Desenho Industrial (UFRJ, 2009-2014), também obtendo formação teórico-prática na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2009-2011). Em seu doutorado (PUC-Rio, 2017-2021), investigou as relações entre arte, política e movimentos sociais no Brasil contemporâneo. Atualmente é redator da Enciclopédia Itaú Cultural e professor do Departamento de Teoria e História da Arte da UERJ. É membro do Conselho Editorial da Revista Concinnitas e parecerista da Revista Arte & Ensaios, com diversos textos publicados em revistas de arte, design e arquitetura.

Références

ALMEIDA, Alexandra Ozorio de. Evangélicos e política. Pesquisa Fapesp, São Paulo, v. 289, n. 1, p. 9, dez. 2019. Disponível em: <https://tinyurl.com/28rpj7v9>. Acesso em: 09 set. 2022.

BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2013.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

BISHOP, Claire. Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship. Londres: Verso, 2012.

BOHN, Simone. Evangélicos no Brasil: perfil socioeconômico, afinidades ideológicas e determinantes do comportamento eleitoral. Opinião Pública, Campinas, v. 10, n. 2, p. 288-338, out. 2004. Disponível em: <https://tinyurl.com/2k5k9m2d>. Acesso em: 09 set. 2022.

BURITY, Juany. Onda conservadora e surgimento da nova direita cristã brasileira? a conjuntura pós-impeachment no Brasil. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, Campinas, v. 22, n. 1, pp. 1-24, 2020. Disponível em: <https://tinyurl.com/4kbhrs87>. Acesso em: 09 set. 2022.

BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do sexo. São Paulo: n-1 edições, 2019.

FORTY, Adrian. Objetos de Desejo: Design e Sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 2 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

FOUCAULT, Michel. “A vida dos homens infames”, in: Ditos e Escritos IV: Estratégia poder-saber. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, pp. 203-222.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FREUND, Gisèle. Photography & Society. Boston: D.R. Godine, 1980.

NOGUEIRA, Thyago (org.). “Especial - que país é este”. In: Zum - Revista de Fotografia do Instituto Moreira Salles, vol. 7, nº1, outubro de 2014, p. 56-151.

NOGUEIRA, Thyago (org.). Corpo a corpo: a disputa das imagens, da fotografia à transmissão ao vivo. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2017.

RANCIÈRE, Jacques. O Desentendimento: política e filosofia. 1 ed. São Paulo: Ed. 34, 1996.

RANCIÈRE, Jacques. O dissenso. In: A crise da razão. Adauto Novaes (Org.). São Paulo: Companhia das Letras, 1996a. p. 367-382.

RANCIÈRE, Jacques. From politics to aesthetics? Paragraph: The Journal of the Modern Critical Theory Group, Edimburgo, v. 28, n. 1, pp.13-25, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. Sobre políticas estéticas. Barcelona: Museu d'Art Contemporani de Barcelona, 2005a.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. O Inconsciente Estético. 1 ed. São Paulo: Editora 34, 2009a.

RANCIÈRE, Jacques. O Espectador emancipado. 1 ed. Lisboa: Orfeu, 2010.

RANCIÈRE, Jacques. The aesthetic heterotopia. Philosophy Today, Ohio, Messenger Press, v. 1, n. 54, p. 15-25, jan 2010a.

RANCIÈRE, Jacques. O que significa “Estética”? Lisboa: KKYM, 2011. Tradução de R. P. Cabral. Disponível em: <https://tinyurl.com/56uhz52h>. Acesso em: 08/08/2022.

RANCIÈRE, Jacques. Mute speech: literature, critical theory, and politics. Nova Iorque: Columbia University Press, 2011a.

RANCIÈRE, Jacques. O Destino das Imagens. 1 ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

RANCIÈRE, Jacques. Aisthesis: Scenes from the Aesthetic Regime of Art. Nova Iorque: Verso, 2013.

RANCIÈRE, Jacques. A Noite dos proletários: arquivos do sonho operário. Lisboa: Antígona, 2013a.

RANCIÈRE, Jacques. A Fábula Cinematográfica. Campinas: Papirus, 2013b.

RANCIÈRE, Jacques. Nas margens do político. Lisboa: KKYM, 2014.

REBOUÇAS, Júlia. “Bárbara Wagner”. In: INSTITUTO PIPA. Catálogo Prêmio PIPA 2017. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: <https://tinyurl.com/49zmnvnf>. Acesso em: 09 set. 2022.

ROLNIK, Suely. A multiplicação da subjetividade. Folha de São Paulo. Caderno Mais!, n.p., 19 de maio de 1996. Disponível em: <https://tinyurl.com/4uj8uy3r>. Acesso em: 09 set. 2022.

ROSSI, Paulo José. August Sander e Homens do século XX: a realidade construída. 2009. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: <https://tinyurl.com/z8mvbusp>. Acesso em: 09 set. 2022.

SANT’ANNA, Lourival. Cidades médias lideram crescimento populacional. O Estado de São Paulo, São Paulo, 28 nov. 2010. Vida, p. A38. Disponível em: <https://tinyurl.com/3tzczwaf>. Acesso em: 09 set. 2022.

SOUZA, Etiane Caloy Bovkalovski & MAGALHAES, Marionilde Dias Brepohl. Os pentecostais: entre a fé e a política. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 22, n. 43, p. 85-105, 2002 . Disponível em: <https://tinyurl.com/37xmdtzh>. Acesso em: 09 set. 2022.

WAGNER, Bárbara. Crentes e pregadores: Entrevista concedida a Daigo Oliva. Entretempos, 31 de outubro de 2014. Disponível em: <https://tinyurl.com/yv4b9c9k> Acesso em: 09 set. 2022.

WAGNER, Bárbara. Memória Paço das Artes - Crentes e Pregadores. Dezembro de 2015. (17 min), son., color. Entrevista concedida a Priscila Arantes por ocasião da Temporada de Projetos 2015 (Paço das Artes), São Paulo. Disponível em: <https://tinyurl.com/uftw92bk>. Acesso em: 09 set. 2022.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2023-11-27

Comment citer

Eboli, P. (2023). Crentes e pregadores: imagem, política e alteridade. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 27(48). https://doi.org/10.22456/2179-8001.137039

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Exercícios do Político na Imagem Contemporânea

Catégories