“Art is not a job, but a life project”: Gerchman at EA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.136285Keywords:
Rubens Gerchman, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Arte contemporânea, Redemocratização brasileira, Anos 1980Abstract
The text proposes to re-examine the management of the artist Rubens Gerchman at the Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1975-1979). To this end, it inscribes its performance in the political context of Brazilian redemocratization (1974-1985) and in the efforts to institutionalize contemporary Brazilian art that various visual artists were undertaking at that time. It is argued that the reformulation carried out by the artist, at the limit, is part of a broader process of requalification of politics and politics in Brazilian visual arts at the turn of the 1980s.
Downloads
References
BITTENCOURT, Francisco. O espaço dos Museus. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 23 abr. 1975. In: LOPES, Fernanda; PREDEBON,
Artistóteles (Org.). Francisco Bittencourt /Arte-Dinamite. Rio de Janeiro: Tamanduá-Arte, 2016. p. 118-119.
BITTENCOURT, Francisco. Escola de Artes Visuais – O ensino renovado. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 12 abr. 1976. In: LOPES, Fernanda; PREDEBON, Artistóteles (Org.). Francisco Bittencourt /Arte-Dinamite. Rio de Janeiro: Tamanduá-Arte, 2016. p. 235-237.
BITTENCOURT, Francisco. Escola de Artes Visuais: quatro anos de luta. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 31 mar. 1979. In: LOPES;
PREDEBON, 2016, p. 459-461.
COUTINHO, Wilson. Jardim de Oposição. In: PUCU, Isabel (org.). Imediações: a crítica de Wilson Coutinho. Rio de Janeiro: Funarte, 2008,
p. 283-287.
DIAS, Ida Flores. Sem vestibular, uma escola de sonhos. Última Hora. Rio de Janeiro. 14 dez. 1976. Caderno UH Revista.
DUARTE, Paulo Sérgio. Entrevista concedida a Clara Gerchman e Bernardo Vilhena, entre 2014-2015, para o Projeto “Rubens
Gerchman: com a demissão no bolso” Disponível em: <http://www.institutorubensgerchman.org.br/entrevistas.html >
ERNESTO, Luiz. Entrevista concedida a Clara Gerchman e Bernardo Vilhena, entre 2014-2015, para o Projeto “Rubens Gerchman: com a demissão no bolso” Disponível em: < http://www.institutorubensgerchman.org.br/entrevistas.html >
GERCHMAN, Rubens. Entrevista a Fábio Magalhães. GERCHMAN, Clara (Org.) Rubens Gerchman: o rei do mal gosto. São Paulo: J.J. Carol, 2013. P.75-90.
GERCHMAN, Rubens. Palestra. Debate Artes Plásticas. In: CICLO DE DEBATES DO TEATRO CASA GRANDE. Rio de Janeiro: Editora Inúbia, 1976. p. 106-108.
GERCHMAN, Rubens. Depoimento ao Conselho Editorial da Revista e em 18 de novembro de 2005. Disponível em: < https://www.sescsp.org.br/online/artigo/compartilhar/3607-ENCONTROS
JORDÃO, Fabricia Cabral de Lira. As atuações e contribuições institucionais de artistas e intelectuais no campo das artes visuais
durante o período da redemocratização brasileira (1974-1989). 2018. Tese (Doutorado em Teoria, Ensino e Aprendizagem) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
MICHALSKI, Yan. Escola Martins Pena: nova visão do ensino teatral. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. Fev. 1975.
NEIVA, Graça. Na escola do Parque Lage, a nova forma de ensinar. Arte Hoje. Rio de Janeiro. Ano 1, no. 8, fev. 1978. p. 48-50
SALDANHA, Claudia Werneck. Escola de Artes Visuais do Parque Lage: a formação do artista. 2019. 74 f. Tese (Doutorado em Artes)
- Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019.
SANTOS, André Andrade dos. O projeto politico pedagógico da escola de música Villa Lobos. 2000. 64f. (Monografia). Centro de Letras
e Artes. Curso de Educação Artística (Hab. Música). Universidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2000.
TUNGA. Entrevista concedida a Clara Gerchman e Bernardo Vilhena, entre 2014-2015, para o Projeto “Rubens Gerchman: com a demissão no bolso” Disponível em: < http://www.institutorubensgerchman.org.br/entrevistas.html >
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2023 Fabrícia Jordão

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.