Rarefação: paradoxos imagéticos (mestiçagens contidas na poética pictórica de uma imagem videográfica rarefeita)
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.37940Palavras-chave:
Pintura contemporânea, Mestiçagem, Hibridismo, Fotografia e imagem videográficaResumo
Este breve ensaio foi elaborado a partir da disciplina “Processos Híbridos na Arte Contemporânea”, ministrada pela professora Sandra Rey no curso de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS. Apresentam-se algumas das principais ideias da pesquisa em Poéticas Visuais que está sendo desenvolvida no doutoramento, com uma consideração pontual sobre os conceitos de mestiçagem e hibridismo e sua aplicação como instrumentos teóricos. O trabalho da referida pesquisa abrange os meios da fotografia (como produtor das imagens que são, através de um minucioso processo de trabalho, fielmente pintadas) e da pintura (como resultado final) em suas intersecções, e tem nessa prática como principal referencial histórico o movimento do Hiper-Realismo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2013-03-20
Como Citar
Mello, R. P. (2013). Rarefação: paradoxos imagéticos (mestiçagens contidas na poética pictórica de uma imagem videográfica rarefeita). PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 18(31). https://doi.org/10.22456/2179-8001.37940
Edição
Seção
DOSSIÊ: Pintura Contemporânea - Campos e Processos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.