Crentes e pregadores: imagem, política e alteridade

Autores

  • Pedro Eboli Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.137039

Palavras-chave:

Bárbara Wagner, Religião evangélica, Identidades, Alteridades, Política das imagens

Resumo

O presente artigo analisa os horizontes políticos da série de fotografias Crentes e Pregadores, produzida pela artista pernambucana Bárbara Wagner em 2014. A série retrata pastores e frequentadores de igrejas evangélicas, majoritariamente pentecostais, localizadas entre Pernambuco e Alagoas. Partindo dos subsídios teóricos de Jacques Rancière, Judith Butler e Roland Barthes, explicitamos de que modo a política da série não reside na representação do crescimento da fé evangélica, de sujeitos invisibilizados ou de um aporte estético geralmente caracterizado como kitsch. Argumentamos que a série estabelece relações entre alteridades, identidades e visibilidades que estão coadunadas por processos de desidentificação.

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Biografia do Autor

Pedro Eboli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Pedro Caetano Eboli Nogueira atua como professor, crítico e curador de arte. É graduado em Desenho Industrial (UFRJ, 2009-2014), também obtendo formação teórico-prática na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2009-2011). Em seu doutorado (PUC-Rio, 2017-2021), investigou as relações entre arte, política e movimentos sociais no Brasil contemporâneo. Atualmente é redator da Enciclopédia Itaú Cultural e professor do Departamento de Teoria e História da Arte da UERJ. É membro do Conselho Editorial da Revista Concinnitas e parecerista da Revista Arte & Ensaios, com diversos textos publicados em revistas de arte, design e arquitetura.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-27

Como Citar

Eboli, P. (2023). Crentes e pregadores: imagem, política e alteridade. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 27(48). https://doi.org/10.22456/2179-8001.137039

Edição

Seção

DOSSIÊ: Exercícios do Político na Imagem Contemporânea

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