Na energia escura: sobre arte e internet no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.136297Palavras-chave:
Sistema de arte, Web arte, Net arte, Arte digital, InternetResumo
Apresentamos uma resenha do livro mais recente de MariaAmélia Bulhões, publicação essencial para compreender fenômenos artísticos associados à internet no Brasil. A autora parte de sua pesquisa sobre o sistema da arte levando em consideração o impacto da experiência digital, interessada na sua expansão com a presença da internet. Se apropriando do termo “energia escura” para nomear a internet em relação à força que move essa expansão, busca apresentar o estado da arte da utilização da internet em larga escala na produção de outras possibilidades artísticas, modificando o sistema artístico.
Downloads
Referências
BEIGUELMAN, Giselle. “Arte pós-virtual: criação e agenciamento no tempo da Internet das Coisas e da próxima natureza”. Seminários
Internacionais Vale, Cyber-arte-cultura: a trama das redes. vol. 7, p. 147-171, 2013.
BREA, José Luis. Las tres eras de la imagem: imagen-materia, film, e-image. Madrid: Akal, 2010.
BULHÕES, Maria Amélia. Desafios: arte e internet no Brasil. Porto Alegre: Editora Zouk, 2022.
FRANCESCHET, Massimo et al. Crypto Art: A Decentralized View. Leonardo, vol. 54, n. 4, p. 402-405, 2021.
LOWRY, Sean. “Curating with the Internet”, In: BUCKLEY, Brad and CONOMOS, John (org.). A Companion to Curation. West Sussex, UK: John Wiley & Sons, 2020.
QUARANTA, Domenico. Beyond New Media Art. Brescia: LINK Editions, 2013.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Avelar, Igor Walter

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.