“Arte não é emprego, mas projeto de vida”: Gerchman na EAV

Autores

  • Fabrícia Jordão Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.136285

Palavras-chave:

Rubens Gerchman, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Arte contemporânea, Redemocratização brasileira, Anos 1980

Resumo

O artigo se propõe a reexaminar a gestão do artista Rubens Gerchman na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1975-1979). Para tanto, inscreve sua atuação no contexto político da redemocratização brasileira (1974-1985) e nos esforços de institucionalização da arte brasileira contemporânea que diversos artistas visuais vinham empreendendo naquele momento. Argumenta-se que a reformulação conduzida pelo artista, no limite, se insere em um processo mais abrangente de requalificação do político e da política nas artes visuais brasileira na virada dos anos 1980. 

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Biografia do Autor

Fabrícia Jordão, Universidade Federal do Paraná

Curadora e professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná. Desde 2020 coordena o Laboratório de Imaginário Radical (UFPR), onde se dedica a pensar sobre o lugar e as possíveis formas que as imagens, a política e o político da arte assumem no contexto de hegemonia do imaginário capitalista.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-10-19

Como Citar

Jordão, F. (2023). “Arte não é emprego, mas projeto de vida”: Gerchman na EAV. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 27(47). https://doi.org/10.22456/2179-8001.136285

Edição

Seção

Artigo e Ensaio | Article and Essay

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