Reconstrução da rede pessoal de Almir Mavignier e sua relação com a primeira exposição Novas Tendências: o exemplo de aplicação de análise e visualização de redes na história da arte.
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.120101Palavras-chave:
Almir Mavignier, Novas Tendências, Rede social pessoal , Neovanguarda, Análise quantitativa, História da arte digitalResumo
O engajamento curatorial de Almir Mavignier na primeira exposição Novas Tendências (NT), organizada em cooperação com o crítico de arte croata Matko Meštrović e a Galeria de Arte Contemporânea de Zagreb, em 1961, foi uma excelente introspecção do artista na cena da neovanguarda europeia da época. A criação, desenvolvimento e características desta rede nos anos 1960 constituem o foco analítico deste artigo. A descrição da rede pessoal de Mavignier, também apresentada por visualizações de rede, visa a um melhor entendimento de seus aspectos estruturais, bem como sua relação com a composição pessoal e poética da primeira NT. Baseia-se no encontro metodológico entre história da arte e ciências sociais (análise de redes sociais), apoiado na aplicação de ferramentas TICs.
Abstract
In the background of Brazilian artist Almir Mavignier’s curatorial engage-ment on the first exhibition of New Tendencies, organized in the cooperation with Croatian art critic Matko Meštrović and Zagreb Gallery of Contemporary Art, in 1961, there was Mavignier’s excellent insight into the European neo-avant-gar-de scene at the time. The creation, development and features of this network around the year 1960, comprise the analytical focus of this article. Description of Mavignier’s personal network, also presented by the series of network visua-lizations, aims at better understanding of its structural characteristics, as well as their relationship to personal and poetic composition of the first exhibition of NT. It is based on methodological encounters between art history and so-cial sciences (social network analysis), supported by the application of ICT tools.
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Referências
Observações:
Título original do texto publicado em: Život umjetnosti: časopis o modernoj i suvremenoj umjetnosti i arhitekturi, vol. 99, n. 2, 2016, p. 59-79. Disponível em:https://www.ipu.hr/content/zivot-umjetnosti/ZU_99-2016_058-079_Kolesnik_Bojic_Silic.pdf A tradução realizada por André Pitól foi autorizada pelos autores do artigo.
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