As Proposições de Lygia Clark e suas Ressonâncias nas Instituições Artísticas
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.118745Palavras-chave:
Arte contemporânea Brasileira. Lygia Clark. Crítica Institucional. Estudos Curatoriais.Resumo
Este artigo procura estabelecer um diálogo entre arte contemporânea brasileira e os espaços possíveis para que essa prática heterogênea possa ser experienciada. Para o nosso recorte, buscaremos refletir a respeito do modo como a artista Lygia Clark operou uma série de conceitos e proposições que contribuem para a discussão em torno da crítica institucional, estudos curatoriais e reestruturação de arquiteturas que possam acolher trabalhos propositivos cuja materialidade é um elemento secundário. Dentro desta pesquisa, acercaremos a expressão “estado singular da arte sem arte” que sugere o questionamento de alguns códigos canônicos do sistema da arte.
Abstract
This article seeks to discuss issues such as the relevance, fragility and recomposition of spaces that are intended to systematize, organize and disseminate artistic thought, especially when the work of art demands settings that exceeds the conventional arrangement of art objects. Therefore, we will approach the case of Lygia Clark, an artist whose work challenges the modes of reception practiced in the canonical art system. Thus, articulating two notions created by the artist, proposer and singular state of art without art, we propose a framework to investigate the limits and possibilities of institutional spaces destinated to the fruition of Contemporary Art
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