Entre a Aura, o Rastro e o Fogo: Notas sobre o conceito de aura a partir das peças do Museu Nacional
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.118738Palavras-chave:
Cultura visual, patrimônio, aura, rastros, Museu Nacional.Resumo
Este artigo apresenta uma discussão em torno da ideia de aura, tomando como objeto central da reflexão as milhões de peças destruídas no incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro. A partir das definições propostas por Benjamin, em diálogo com Didi-Huberman, Latour e Lowe, busca-se levantar diferentes possibilidades da sobrevivência da aura de tais objetos, perpassando por temas como rastros, fac-símile, memória e reconstrução.
Abstract
This article presents a discussion about the idea of aura, taking as the central object of reflection the millions of pieces destroyed in the fire of the National Museum in Rio de Janeiro. Based on definitions proposed by Benjamin, in dialogue with Didi-Huberman, Latour and Lowe, we seek to raise different possibilities for the survival of the aura of such objects, covering themes such as traces, facsimile, memory and reconstruction.
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