A dialética da comunicação síncrona no ciberespaço na produção de sentido
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.7986Palavras-chave:
Chat, Interação social, MediaçãoResumo
Este artigo tem por foco analisar a dialética da comunicação síncrona no ciberespaço considerando a linguagem como produto e produtora de sentido à luz de Bakhtin e Vygotsky. Para isso, são apresentados para discussão teórica elementos como gênero, discurso e linguagem que permitem contextualizar o espaço de pesquisa enquanto gênero digital e suas características nos gêneros emergentes. Uma análise sócio-histórica e dialógica do “corpus” de um chat educacional a respeito da linguagem construída pelos sujeitos participantes finalizam o presente artigo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-06-27
Como Citar
BEZ, M. R.; PASERINO, L. M.; ALVES, E. A dialética da comunicação síncrona no ciberespaço na produção de sentido. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.7986. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7986. Acesso em: 25 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recebido 2009-03-16
Aceito 2011-06-27
Publicado 2011-06-27
Aceito 2011-06-27
Publicado 2011-06-27