Imagem como Objeto Tecno-estético em Arte e Tecnologia

Autores

  • Andréia Machado Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Felix Rebolledo Palazuelos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.59085

Palavras-chave:

Arte. Tecnologia. Imagem. Híbrido. Objeto.

Resumo

Ao refletir sobre as imagens técnicas no campo da Arte e Tecnologia na contemporaneidade, precisamos de uma abordagem diferenciada da própria imagem que considera tanto o ambiente natural como o tecnológico. Em face de uma realidade híbrida, complexa e expandida em que nos encontramos, a relação entre humano e máquina, polarizado pela divisão do natural e do artificial, em torno de posturas antropocêntricas, já não é mais sustentável. Nesta perspectiva, este artigo traz o conceito simondoniano de imagem inserido em um pensamento processual, mutável e sistêmico de um mundo híbrido e expandido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Machado Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Profa. Dra. Andréia Machado Oliveira Departamento de Artes Visuais Pós-Graduação em Artes Visuais Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede Coordenadora do LabInter (Laboratório Interdisciplinar Interativo) Universidade Federal de Santa Maria/UFSM - Brasil Líder gpc.interArtec/CNPq

Felix Rebolledo Palazuelos, UFRGS

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

GIANNETTI, Cláudia. O sujeito-projeto: Metaformance e Endoestética. In: FILE Rio.São Paulo: FILE, 2006.

GRAU, Oliver. Arte Virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: Editora UNESP: SENAC, 2007.

LATOUR, Bruno. Air. In: JONES, Caroline (org.). Sensorium: embodied experience, technology, and contemporary art. Cambridge: MIT Press, 2006.

KASTRUP, Virginia; CARIJÓ, Filipe Herkenhoff; ALMEIDA, Maria Clara de. O ciclo inventivo da imagem. In Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre, v.15, n.1, jan./jun, 2012.

NANCY, Jean-Luc. The Ground of the Image. New York: Fordham University Press, 2005.

OLIVEIRA, Andreia Machado. Corpo, Imagem, Meio: Uma Proposta Colaborativa em Ambiente Imersivo. In: Revista Eletrônica MAPA D2, Bahia, 2015.

MASSUMI, Brian. The Thinking-Feeling of What Happens. In: Inflexions Journal.

www.inflexions.org. Acessado em 30 de maio de 2008.

MASSUMI, Brian. Parables for the Virtual: movement, affect, sensation. US: Duke

University Press, 2002.

SERRES, Michel. Os cinco sentidos: filosofia dos corpos Misturados. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

SIMONDON, Gilbert. L'individuation psychique et collective: à la lumièredes notions de forme, information, potentiel et métastabilité. Paris:Aubier, 1989.

SIMONDON, Gilbert. A Gênese do Indivíduo. In: Cadernos de Subjetividade – O Reencantamento do Concreto. São Paulo: Hucitec/EDUC, 2003.

SIMONDON, Gilbert. Imagination et Invention (1965-1966). Chatou: Lês Éditions de La Transparence, 2008.

Downloads

Publicado

2018-08-23

Como Citar

OLIVEIRA, A. M.; PALAZUELOS, F. R. Imagem como Objeto Tecno-estético em Arte e Tecnologia. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 21, n. 1 Jan/Abr, 2018. DOI: 10.22456/1982-1654.59085. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/59085. Acesso em: 28 mar. 2024.