A Inserção Brasileira na Era da Informação: Excluídos Digitais ou Tecnológicos?
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.4957Abstract
O presente artigo visa discutir a inserÁ„o bra-sileira no mundo da informaÁ„o. Objetivamos levantar alguns questionamentos sobre as formas de desenvolvi-mento econÙmico impostas aos paÌses latino-america-nos, em especial ao Brasil, pelos organismos internacio-nais, atravÈs de uma suposta divis„o internacional do trabalho. Nosso argumento reside no fato de que tal modelo de desenvolvimento proposto mostra-se extre-mamente nocivo e pernicioso ao desenvolvimento tecnolÛgico autÙnomo de nosso PaÌs. Defendemos a tese de que sÛ È possÌvel ao Brasil um desenvolvimento eco-nÙmico sustentado se investirmos na produÁ„o de no-vas tecnologias, inserindo-se, cada vez mais, no merca-do internacional ó seja atravÈs da implementaÁ„o de polÌticas públicas e investimentos crescentes em educa-Á„ o, seja atravÈs de reduÁies significativas nas taxas de exclus„o social, em especial, o analfabetismo funcional e tecnolÛgico.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2003-05-16
How to Cite
MEIRELLES, M. A Inserção Brasileira na Era da Informação: Excluídos Digitais ou Tecnológicos?. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2003. DOI: 10.22456/1982-1654.4957. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4957. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2008-06-24
Accepted 2008-06-24
Published 2003-05-16
Accepted 2008-06-24
Published 2003-05-16