Tendências da linguagem científica contemporânea em expressividade digital: uma problematização
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.4936Abstract
Este artigo relaciona a pesquisa universitária e a linguagem da hipermídia. O novo desafio é produzir conhecimento com imagem, som e texto. Expressar o pensamento numa linguagem híbrida. O primeiro grande poder da hipermídia acadêmica está na hibridização de linguagens, processos sígnicos, códigos, mídias que ela aciona e, consequentemente, na mistura de sentidos receptores, na sensorialidade global, sinestesia reverberante que ela é capaz de reproduzir, na medida em que o interator imersivo interage com ela, cooperando na sua realização. Toda nova linguagem traz consigo novos modos de pensar, agir, sentir. Apresento algumas pesquisas universitárias (Brasil e Alemanha) que desenvolveram esta linguagem. O que tais procedimento revelam, acima de tudo, é que todo conhecimento tem algo de onírico. Imantado nessas camadas imersivas, o pensamento é jogo, coreografia de uma dança intelectual e sensível, na qual, o argumento estético-topológico se identifica com o conhecimento científico-filosófico.Downloads
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2004-12-16
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BAIRON, S. Tendências da linguagem científica contemporânea em expressividade digital: uma problematização. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 7, n. 2, 2004. DOI: 10.22456/1982-1654.4936. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4936. Acesso em: 29 apr. 2025.
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Artigos
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Received 2008-06-23
Accepted 2008-06-23
Published 2004-12-16
Accepted 2008-06-23
Published 2004-12-16