Tecnologia, Ciência e Sociedade

Autores

  • Editores e Editores associados

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.36935

Resumo

Neste número, a Revista Informática na Educação: teoria & prática, do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação/UFRGS, tem a grata satisfação de oferecer aos seus leitores um conjunto de artigos que se desdobram em dois eixos: o primeiro deles, Figurações Sociais para a Ciência e a Tecnologia no Século XXI, foi organizado pelos colegas Professores Miquel Domènechy e Francisco Tirado, da Universidade Autônoma de Barcelona que atenderam ao nosso convite para esta parceria como Editores Associados para este número. Os artigos que compõem o referido dossiê manifestam-se como de elevada relevância às discussões sobre os caminhos das ciências humanas e sociais nos tempos atuais de crise e inovações. Além disso, remetem a autores situados no campo internacional, com os quais mantemos ressonâncias conceituais, filosóficas e políticas. Somos imensamente gratos por essa valiosa contribuição que, colocada em visibilidade pela nossa Revista, vem não somente qualificá-la, como atestar nossos esforços no sentido da consolidação de uma produção de conhecimentos com base em um plano significativo de interdisciplinaridade. No segundo eixo que compõe este número, temos os artigos recebidos em fluxo contínuo de diversos pesquisadores de nosso país que também se voltam para expandir a discussão crítica dos modos contemporâneos de usar, de educar e de subjetivar das atuais TICs. Desta forma, visando acomodar as contribuições nos respectivos eixos citados, apresentamos a seguir o editorial relativo ao eixo Figurações Sociais para a Ciência e a Tecnologia no Século XXI, elaborado pelos eminentes professores editores associados, para logo após, expormos os conteúdos resumidos dos artigos do segundo eixo, relativo ao fluxo contínuo que intitulamos Potencialidades das tecnologias digitais nos planos do ensino, das artes, da subjetivação e da inclusão social. Resta-nos observar, que, no primeiro eixo, privilegiamos o texto de Bruno Latour, professor Institut d'études politiques de Paris (IEP de Paris), mais conhecido como da Science-Po Paris, para a seção EM FOCO e o texto denominado “A Vela de Jefferson”, de autoria de Robert Darnton, professor da Universidade de Harvard e também diretor da biblioteca dessa Universidade, para o segundo, o qual comporá a seção PONTO DE VISTA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

E EDITORES ASSOCIADOS, E. Tecnologia, Ciência e Sociedade. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.36935. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/36935. Acesso em: 28 mar. 2024.