Locomoção Independente: contribuição aos programas de orientação e mobilidade
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.21839Keywords:
Acessibilidade, Tecnologia Assistiva, Bengala Longa, Orientação e Mobilidade, Deficiência VisualAbstract
A bengala usada pelos cegos na locomoção funciona como extensão do sentido tátil, no entanto, não atende à necessidade de leitura de elementos localizados acima da linha da cintura, comumente encontrados nos centros urbanos, e que se configuram como barreiras físicas. Essas barreiras, tal como telefones públicos, toldos, lixeiras e outros, podem ocasionar acidentes, transmitindo insegurança na locomoção. Este artigo descreve o projeto Bengala Longa Eletrônica, o qual foi desenvolvido com o intuito de auxiliar no processo de orientação e mobilidade do cego em espaços urbanos abertos. Com essa finalidade são apresentadas as características do projeto e o resultado da avaliação qualitativa realizada com cegos e professores de uma associação dedicada ao trabalho com deficientes visuais. Mostra-se a relevante contribuição do projeto nos programas de Orientação e Mobilidade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-12-21
How to Cite
RAMIREZ, R. G.; DA SILVA, R. L. Locomoção Independente: contribuição aos programas de orientação e mobilidade. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.21839. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21839. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2011-07-26
Accepted 2012-12-03
Published 2012-12-21
Accepted 2012-12-03
Published 2012-12-21