As bibliotecas universitárias e os desafios da pós-modernidade

Autores

  • Liliane Vieira Pinheiro Biblioteca Universitária da UFSC
  • Ligia Maria Arruda Café Universidade Federal de Santa Catarina
  • Edna Lucia Da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245243.152-176

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias. Pós-modernidade. Memória científica

Resumo

Ensaio que traz reflexões sobre as bibliotecas universitárias e os desafios enfrentados na atualidade. Discorre sobre a pós-modernidade e os desafios educacionais relacionados às universidades e, em decorrência, às bibliotecas universitárias. Mostra os significados das bibliotecas e o lugar dessas na história da humanidade. Considera que para dar conta dos desafios postos pela pós-modernidade, as bibliotecas universitárias têm que apostar na pluralidade seja quanto às abordagens, aos tipos e idade dos materiais incorporados as suas coleções, quanto a oferecer apoio ao ensino, pesquisa e extensão tanto quanto ao aprendizado autônomo, e ser um lugar de preservação da memória científica da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Vieira Pinheiro, Biblioteca Universitária da UFSC

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em bibliotecas universitárias, especificamente com desenvolvimento de coleções, tratamento da informação e instrução de usuários. Participa do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Informação e Mediações Comunicacionais Contemporâneas. 

Ligia Maria Arruda Café, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Doutorado em Linguística - Université Laval Canadá. Professora Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Informação e Mediações Comunicacionais Contemporâneas.

Edna Lucia Da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT. Professora  Associada  da Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do Núcleo de Estudos em Informação e Mediação Comunicacionais Contemporâneas. 

Downloads

Publicado

2018-08-27

Como Citar

PINHEIRO, L. V.; CAFÉ, L. M. A.; DA SILVA, E. L. As bibliotecas universitárias e os desafios da pós-modernidade. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 152–176, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245243.152-176. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/75042. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos