Memória, patrimônio, bibliotecas nacionais e a construção da identidade coletiva
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245212.243-262Palavras-chave:
Memória social. Patrimônio cultural. Patrimônio bibliográfico. Biblioteca Nacional (Brasil).Resumo
Este trabalho visa contribuir para o entendimento da relação entre as bibliotecas e a construção da memória coletiva e suas implicações na preservação do patrimônio cultural nacional. Para tanto, realiza uma revisão teórica sobre memória e patrimônio, fundamentada em importantes estudiosos da área. Igualmente, elabora uma revisão sobre o surgimento das bibliotecas nacionais, fundamentada em autores contemporâneos. Na sequência, tece considerações a respeito da missão institucional das bibliotecas nacionais, traçando um breve esboço da trajetória histórica da Biblioteca Nacional brasileira, demonstrando seu papel na salvaguarda do patrimônio bibliográfico do país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.