Regime de informação e a noção relacional para a comunicação da ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.136706

Palavras-chave:

regime de informação, rede de conhecimento, rede digital, comunicação científica

Resumo

A atividade científica e seus produtos têm assumido o papel de dispositivos mediadores na rede digital de informação e conhecimento, o que exige novas formas de mediação, novos agentes mediadores, novas competências, novos hábitos de produzir, acessar e disseminar pesquisas. O objetivo deste ensaio teórico é a análise interpretativa do regime de informação da comunicação científica contemporânea, por meio da abordagem latouriana, considerando os desafios e as oportunidades das tecnologias digitais no contexto contemporâneo. Discute-se as diferentes perspectivas sobre o processo de construção do conhecimento, sobretudo, o papel do cientista frente às novas configurações do atual contexto da revolução científica, a partir das relações conceituais e marcos históricos da comunicação científica, em especial, no que tange ao acesso aberto. A discussão aponta para uma mediação múltipla, quando a própria pesquisa pode ser também um dispositivo de mediação, elemento que integra uma rede complexa na qual humanos e não-humanos são, de forma simultânea, atores, mediadores e intermediários da informação. Conclui-se que a abordagem da noção relacional para o regime de informação da rede digital de informação e conhecimento amplia o escopo de análise para além das interações exclusivamente humanas na comunicação da ciência, contribuindo para uma visão mais holística e precisa das redes complexas que influenciam e moldam as práticas científicas e sociais.

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Biografia do Autor

Bruna Lessa, Universidade Federal da Bahia

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Biblioteconomia e Documentação também pela Universidade Federal da Bahia. Especialização em Educação à Distância (Fundação Visconde de Cairu/Bahia). Especialização em Humanidades Digitais (Universidade de Ciências Empresariais e Sociais - Buenos Aires/AR). Professora Adjunta do Departamento de Documentação e Informação, do Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia. Chefe do Departamento de Documentação e Informação - DDI/ICI-UFBA. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). Líder do Laboratório de estudos em representação do conhecimento, competências e comportamento em informação, e recuperação da informação em meio digital - Lab-RecriE.

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Publicado

2024-02-19

Como Citar

LESSA, B. Regime de informação e a noção relacional para a comunicação da ciência. Em Questão, Porto Alegre, v. 30, p. 136706, 2024. DOI: 10.1590/1808-5245.30.136706. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/136706. Acesso em: 17 abr. 2025.

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