No domínio do Rock
da antologia à ontologia de um gênero musical
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-5245.29.131509Palavras-chave:
organização do conhecimento, rock, ontologia de domínio, garantia literária, garantia culturalResumo
Aborda o domínio do Rock a partir de suas especificidades históricas, sociais, políticas e mercadológicas. Busca entender, por meio de sua comunidade discursiva, seus aspectos conceituais e terminológicos à luz da Organização do Conhecimento. Problematiza-se a ausência de coerência nos critérios de criação e uso dos termos que compõem sua terminologia. Propõe promover, mediante princípios, métodos e instrumentos oriundos do campo de estudos da Organização do Conhecimento, um tratamento original do conhecimento do mencionado domínio. Tratou-se de uma pesquisa aplicada que buscou promover a modelagem e a formalização do Rock, enquanto campo do saber, por meio de uma ontologia de domínio. Para a coleta, registro e salvaguarda dos termos construiu-se um formulário eletrônico. Como critérios de elaboração do formulário de coleta de dados, foram considerados a origem, a definição, os termos relacionados e a fonte de onde foram extraídos. Para a sistematização dos dados foram utilizadas as seguintes ferramentas: CmapTools, para a sistematização dos conceitos por meio de relações lógico-semânticas e Protégé: um editor de ontologias empregado na implementação do sistema conceitual gerado. Observou-se a gama de contribuições oriundas dos princípios garantia literária e garantia cultural na representação do conhecimento deste domínio. Constatou-se ainda o alto grau de expressividade semântica propiciado pela ontologia com um fator relevante na capacidade de contornar os dilemas conceituais e terminológicos do campo. Como produto, obteve-se um protótipo, uma base de conhecimento sobre o Rock com potencial de aplicabilidade em contextos mais amplos de recuperação da informação especializada neste gênero musical em contextos digitais.
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