Mulheres nas ciências, engenharia e tecnologia
o que as publicações científicas apontam?
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.125842Palavras-chave:
mulheres, STEM, bibliometria, análise descritiva, estrutura de conhecimentoResumo
Esta pesquisa apresenta o estado da arte dos últimos cinquenta anos sobre o tema “mulheres nas ciências, engenharia e tecnologia”. Competências científicas e tecnológicas são fundamentais para o desenvolvimento econômico de uma sociedade, mas ao se observar a participação feminina nesses atributos, há, historicamente, uma disparidade de gênero. Apesar de serem crescentes os debates sobre a questão, justifica-se o atual estudo bibliométrico frente à carência de pesquisas de levantamentos numéricos e de avaliação de tendências das publicações sobre o tema. Para tanto, análises descritivas e sobre a estrutura de conhecimento de artigos selecionados a partir das bases de dados Scopus e Web of Science foram conduzidas. Os resultados mostram que o período mais produtivo é recente, sendo, os Estados Unidos, o país com o maior quantitativo de publicações e Women and science careers: leaky pipeline or gender filter?, o artigo mais citado. A estrutura de conhecimento pôde ser compreendida identificando-se autores e artigos seminais, tendências de tópicos de estudos e a rede de colaboração científica mundial. Baixa média de citações anuais por artigo e reduzida colaboração entre países indicam a necessidade de realização de mais estudos, bem como de integração internacional para o melhor desenvolvimento do tema. Além de levantarmos dados precisos e relevantes, também propomos sugestões de pesquisas para o enfrentamento de desafios sobre a desigualdade de gênero nas ciências, engenharia e tecnologia.
Downloads
Referências
ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.
ARIA, M.; CUCCURULLO, C. Bibliometrix: an R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, Radarweg, v. 11, n. 4, p. 959-975, 2017.
ARIA, M. et al. Thematic analysis as a new culturomic tool: the social media coverage on COVID-19 pandemic in Italy. Sustainability, Switzerland, v. 14, n. 6, p. 1-22, 2022.
AYRE, M.; MILLS, J.; GILL, J. ‘Yes, I do belong’: the women who stay in engineering. Engineering Studies, London, v. 5, n. 3, p. 216-232, 2013.
BARINAGA, M. The pipeline is leaking. Science, Washington, v. 255, n. 5050, p. 1366-1367, 1992.
BLICKENSTAFF, J. C. Women and science careers: leaky pipeline or gender filter? Gender and Education, London, v. 17, n. 4, p. 369-386, 2005.
BURKE, R. J.; MATTIS, M. C. Women and Minorities in Science, Technology, Engineering and Mathematics. Massachusetts: Edward Elgar Publishing, 2007.
CADARET, M. C. et al. Stereotype threat as a barrier to women entering engineering careers. Journal of Vocational Behavior, San Diego, v. 99, april, p. 40-51, 2017.
COBO, M. J. et al. An approach for detecting, quantifying, and visualizing the evolution of a research field: a practical application to the Fuzzy Sets Theory field. Journal of Informetrics, Radarweg, v. 5, n. 1, p. 146-166, 2011.
CONFEA. 200 mil mulheres compõem o sistema Confea/Crea e Mútua. CONFEA, Brasília, 24 fev. 2022. Disponível em: https://www.confea.org.br/200-mil-mulheres-compoem-o-sistema-confeacrea-e-mutua. Acesso em 05 fev.2022.
CNPq. Dia internacional de mulheres e meninas na ciência. Gov.br, Brasília, 11 fev. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/destaque-em-cti/dia-internacional-de-mulheres-e-meninas-na-ciencia. Acesso em 01 fev. 2022.
CROCKER, J. et al. When grades determine self-worth: consequences of contingent self-worth for male and female engineering and psychology majors. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, v. 85, n. 3, p. 507-516, 2003.
DE BELLIS, N. Bibliometrics and citation analysis: from the science citation index to cybermetrics. Toronto: Scarecrow Press Inc, 2009.
DEAN, D. J.; FLECKENSTEINM, A. Keys to success for women in science. In: BURKE, R. J.; MATTIS, M. C. Women and Minorities in Science, Technology, Engineering and Mathematics. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2007, p. 28-44.
DEEMER, E. D. et al. Academic procrastination in STEM: interactive effects of stereotype threat and achievement goals. The career development quartely, Hoboken, v. 62, n. 2, p. 143-155, 2014.
DIEKMAN, A. B.; WEISGRAM, E. S.; BELANGER, A. L. New routes to recruiting and retaining women in stem: policy implications of a communal goal congruity perspective. Social Issues and Policy Review, Hoboken, v. 9, n. 1, p. 55-88, 2015.
FAULKNER, W. ‘Nuts and Bolts and People’: gender-troubled engineering identities. Social Studies of Science, Thousand Oaks, v. 37, n. 3, p. 331-356, 2007.
FAULKNER, W. Doing gender in engineering workplace cultures. II. Gender in/authenticity and the in/visibility paradox. Engineering Studies, London, v. 1, n. 3, p. 169-189, 2009.
FOUAD, N. A. et al. Comparison of women engineers who persist in or depart from engineering. Journal of Vocational Behavior, San Diego, v. 92, p. 79-93, feb. 2016.
GARCÍA-HOLGADO, A.; GONZÁLEZ-GONZÁLEZ, C. S.; PEIXOTO, A. A Comparative study on the support in engineering courses: a case study in Brazil and Spain. IEEE Access, Piscataway, v. 8, p. 125179-125190, 2020.
GARFIELD, E. Historiographic mapping of knowledge domains literature. Journal of Information Science, London, v. 30, n. 2, p. 119-145, 2004.
GLASS, J. L. et al. What's so special about STEM? A comparison of women's retention in STEM and professional occupations. Social Forces, Chapel Hill, v. 92, n. 2, p. 723-756, 2013.
GOMEZ-JAUREGUI, V. et al. Information management and improvement of citation indices. International Journal of Information Management, Oxon, v. 2, p. 257-271, 2014.
GRIFFITH, A. L. Persistence of women and minorities in STEM field majors: is it the school that matters? Economics of Education Review, Oxford, v. 29, n. 6, p. 911-922, 2010.
HALL, W. et al. Climate control: the relationship between social identity threat and cues to an identity-safe culture. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, v. 115, n. 3, p. 446-467, 2018.
HALL, W. M.; SCHMADER, T.; CROFT, E. Engineering exchanges: daily social identity threat predicts burnout among female engineers. Social Psychological and Personality Science, Thousand Oaks, v. 6, n. 5, p. 528-534, 2015.
HIRSCH, J. E. An index to quantify an individual’s scientific research output. Proceedings of the National Academy of Sciences, Washington, v. 102, n. 46, p. 16569-16572, 2005.
HOLLERAN, S. E. et al. Talking shop and shooting the breeze: a study of workplace conversation and job disengagement among stem faculty. Social Psychological and Personality Science, Thousand Oaks, v. 2, n. 1, p. 65-71, 2011.
IUPAP. Working Group on Women in Physics. Wgwip, College Park, 2022. Disponível em: http://wgwip.df.uba.ar/. Acesso em 19 out. 2022.
LOGEL, C. et al. Interacting with sexist men triggers social identity threat among female engineers. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, v. 96, n. 6, p. 1089-1103, 2009.
NEWMAN, M. E. J. Scientific collaboration networks. I. Network construction and fundamental results. Physical Review E, Berwyn Heights, v. 64, n. 1, p. 16131-16139, 2001.
PERSSON, O.; GLÄNZEL W.; DANELL R. Inflationary bibliometric values: the role of scientific collaboration and the need for relative indicators in evaluative studies. Scientometrics, Budapest, v. 60, p. 421-432, aug. 2004.
PERUSEK, A. M.; POLAKOWSKI, C.; DESIGN, J. D. Dismating the glass ceiling. State of Women in Engineering, Chicago, v. 66, n. 2, p. 1-72, 2020.
POGGIO, B. Trabalhando pela igualdade de gênero na academia neoliberal: entre a teoria e a prática. Revista de Administração Contemporânea, Maringá, v. 26, n. sup 1, 2022.
RAMSEY, L. R.; BETZ, D. E.; SEKAQUAPTEWA, D. The effects of an academic environment intervention on science identification among women in STEM. Social Psychology of Education, Van Godewijckstraat, v. 16, p. 377-397, 2013.
ROSENTHAL, L. et al. The roles of perceived identity compatibility and social support for women in a single-sex STEM program at a co-educational university. Sex Roles, New York, v. 65, p. 725-736, 2011.
SARRIÓ, M.; BARBERÁ, E. El techo de cristal en la promoción profesional de las mujeres. Revista de Psicología Social, Madrid, v. 17, n. 2, p. 167-182, 2002.
SASSLER, S.; LEVITTE, Y.; MICHELMORE, K. M. What's so special about stem? A comparison of women's retention in STEM and professional occupations. Social Forces, Chapel Hill, v. 92, n. 2, p.723-756, 2013.
SMITH, A. E (org.). Women in industrial and systems engineering: key advances and perspectives on emerging topics. Gewerbestrasse: Springer Cham, 2020.
SPINELLI, P. F.; GERMANO, A. P.; HERRERA, S. B. Towards gender equality: girls’ day at the museum of astronomy and related sciences. CAPjournal, Pierre, v. 25, p. 23-27, 2019.
STONYER, H. Making engineering students-making women: the discursive context of engineering education. International Journal of Engineering Education, Rossmore, v. 18, n. 4, p. 392-399, 2002.
TUESTA, E. F. et al. Análise da participação das mulheres na ciência: um estudo de caso da área de ciências exatas e da terra no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 37-62, 2019.
UNESCO. Cracking the code: girls' and women's education in STEM. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2017.
UNESCO. Women in Science. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization; Canada: UNESCO Institute for Statistics, 2019.
WEF. The future of jobs report: employment, skills and workforce strategy for the fourth industrial revolution. Cologny: The World Economic Forum, 2016.
WEF. Global Gender Gap Report 2021. Cologny: The World Economic Forum, 2021.
ZHANG, J. et al. Comparing keywords plus of WOS and author keywords: a case study of patient adherence research. Journal of the Association for Information Science and Technology, Hoboken, v. 67, n. 4, p. 967-972, 2015.
ZUPIC, I.; ČATER, T. Bibliometric methods in management and organization. Organizational Research Methods, Thousand Oaks, v. 18, n. 3, p. 429-472, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marina Gomes Murta Moreno, Cíntia Maria Gomes Murta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.