As reações brasileiras ao Caso Snowden: implicações para o estudo das Relações Internacionais em um mundo interconectado

Autores

  • Thiago Borne Ferreira Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Diego Rafael Canabarro Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.54617

Palavras-chave:

Governança da Internet, Brasil, Cibersegurança

Resumo

Apesar do papel central da Internet para a compreensão atual do ciberespaço, as agendas de governança da Internet e de cibersegurança apenas convergiram a partir das revelações de Edward Snowden sobre os programas de espionagem digital dos Estados Unidos. O Caso Snowden aumentou a entropia do complexo ecossistema da Internet, e reacendeu tensões a respeito da proeminência americana na administração dos recursos críticos da Rede. Nesse contexto, muitos países demonstraram preocupações sobre o futuro da governança da Internet, e o Brasil ganhou destaque no debate. Este artigo (a) resume as preocupações oriundas do Caso Snowden e seus impactos gerais sobre o ecossistema de governança da Internet; (b) analisa as medidas políticas tomadas pelo Brasil no campo em questão, antes e depois dos vazamentos de Snowden; e (c) detalha como o Brasil utilizou o Caso para promover sua agenda política para governança da Rede internacionalmente, fomentando a adoção de um complexo de governança mais pluralístico e democrático. Ao fim, o texto reflete sobre as possibilidades de mudança no ecossistema de governança global da Internet após o anúncio da intenção estadunidense de renunciar seus privilégios na supervisão do funcionamento de recursos críticos da Rede. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Borne Ferreira, Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Thiago Borne Ferreira é Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Relações Internacionais pela mesma instituição. Atualmente, é Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais também pela UFRGS.

Diego Rafael Canabarro, Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)

Doutor em Ciência Política; mestre em Relações Internacionais e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, trabalha na Diretoria de Assessoria ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br).

Downloads

Publicado

2015-07-05

Como Citar

Ferreira, T. B., & Canabarro, D. R. (2015). As reações brasileiras ao Caso Snowden: implicações para o estudo das Relações Internacionais em um mundo interconectado. Conjuntura Austral, 6(30), 50–74. https://doi.org/10.22456/2178-8839.54617

Edição

Seção

ARTIGOS