A contribuição da polícia das Nações Unidas para a proteção de civis no Sudão do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.93332

Palavras-chave:

Polícia das Nações Unidas, Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul, Sudão do Sul

Resumo

O Sudão do Sul tornou-se um Estado independente em 2011, após uma longa guerra civil contra o Sudão. No mesmo ano, a Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS) foi estabelecida para consolidar a paz, a segurança e o desenvolvimento. Em 2013, uma sangrenta guerra civil, que estourou e permanece até os dias atuais, mudou o país e a natureza da missão da Organização das Nações Unidas (ONU), a qual tornou-se mais robusta e passou a abrigar cerca de 200.000 pessoas em locais de proteção de civis (PoC sites). Neste violento e complexo cenário, a Polícia das Nações Unidas (UNPOL), que é um importante componente dentro da UNMISS, enfrenta um desafio substancial na proteção dos civis em todo o país. Desta forma, este artigo examina a performance da UNPOL como o mecanismo de imposição da lei dentro dos PoC sites e também como seu emprego tem contribuído para a proteção de civis no Sudão do Sul. Assim, após uma pesquisa bibliográfica, uma entrevista com um policial brasileiro veterano da UNPOL, e a análise da taxa de crimes dentro dos PoC sites, foi possível verificar que a UNPOL exerce um papel fundamental dentro da UNMISS, assegurando um ambiente seguro para os deslocados internos que se encontram sob a proteção direta da ONU.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josias Marcos de Resende Silva, American Military University

Mestre em Relações Internacionais e Resolução de Conflitos pela American Military University (2017) sob a orientação da professora Paula Wylie; Mestre em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro (ESAO - 2013) sob a orientação de Carlos Alberto Lins Reis e coorientação de Marcos Eduardo Oliveira de Paula; Especialista em Bases Geo-Históricas para Formulação Estratégica pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME - 2017); e Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN - 2004). Tem experência na área de Defesa, com ênfase em Operações Especiais, e na área de Relações Internacionais, com ênfase em Operações de Paz. Realizou cursos de combate na área de Operações Especiais, Paraquedismo e Montanhismo. No exterior, participou de missões junto à Embaixada do Brasil na Costa do Marfim (2008-2009) e como Oficial de Estado-Maior da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS) (2016-2017); participou de exercícios militares internacionais como comandante do destacamento brasileiro na República Dominicana (2010) e em El Salvador (2011); realizou curso na área de Operações Especiais no Uruguai (2010) e curso de Comandante de Subunidade na França (2014). Possui experiência no planejamento e execução da segurança de Grandes Eventos como os Jogos Mundiais Militares (2011) e a Conferência Rio + 20 (2012). Tem interesse acadêmico nas seguintes áreas: Defesa, Relações Internacionais, Organizações Internacionais, Operações de Paz, Política e Estratégia Nacional, Operações Especiais e Terrorismo Internacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Silva, J. M. de R. (2019). A contribuição da polícia das Nações Unidas para a proteção de civis no Sudão do Sul. Conjuntura Austral, 10(50), 84–97. https://doi.org/10.22456/2178-8839.93332

Edição

Seção

ARTIGOS