Integração econômica regional na África Ocidental: uma visão crítica

Autores

  • Lito Nunes Fernandes UFRGS
  • Jean Christian Boukounga UFRGS
  • José Fernandes Júnior

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.23459

Palavras-chave:

Integração regional, África Ocidental, Ocidente

Resumo

Os blocos econômicos regionais estão sendo na atualidade instrumentos importantes na luta contra a pobreza, subdesenvolvimento e inserção na economia global e a África Ocidental (AO) apresenta como uma das regiões mais interessadas. Consciente desta realidade, o artigo trabalha com a hipótese de a integração ser a condição sine qua non mesmo que insuficiente para o desenvolvimento da região. O objetivo é demonstrar as diversas iniciativas integracionistas na AO, os logros obtidos apesar da especificidade da região, assim como as adversidades e obstáculos encontrados. Conclui-se que apesar dos problemas e mesmo que essa integração não siga os padrões ocidentais, o estabelecimento de uma união monetária numa zona sem condições mínimas por si só, é um êxito, opondo desta forma as críticas da literatura ocidental que quase sempre catalogam de fracassadas as integrações africanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lito Nunes Fernandes, UFRGS

Doutorando em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bolsista da CAPES, Mestre em Gestão Financeira pela Universidade de Mondragón, professor da Universidade Colinas de Boe (UCB) e do CENFA-Centro de Formação Administrativa de Bissau.

Jean Christian Boukounga, UFRGS

Mestre em Agronomia pela UFRGS e Engenheiro Agrônomo pela Universidade Nacional de Havana (Cuba)

José Fernandes Júnior

Funcionário do Ministerio das Pescas da Guiné-Bissau. Bacharel em Ciências Sociais pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2011-11-04

Como Citar

Fernandes, L. N., Boukounga, J. C., & Júnior, J. F. (2011). Integração econômica regional na África Ocidental: uma visão crítica. Conjuntura Austral, 2(8), Pág. 18–47. https://doi.org/10.22456/2178-8839.23459

Edição

Seção

ARTIGOS