O QUE MOTIVA OS ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
Palavras-chave:
Motivação acadêmica, Desempenho, Teoria da autodeterminação.Resumo
Esse estudo tem como objetivo avaliar a motivação intrínseca, a motivação extrínseca, a desmotivação e o desempenho acadêmico percebido dos estudantes de Ciências Contábeis de uma universidade pública o sob a perspectiva do gênero à luz da Teoria da Autodeterminação. Foi realizado um estudo descritivo, quantitativo, por meio de levantamento e coleta de dados com questionário. Obteve-se uma amostra de 168 respondentes que foram analisados com estatísticas descritivas e teste de diferença de médias de Mann-Whitney. Os resultados revelam que as estudantes do gênero feminino são mais motivadas de forma intrínseca voltada a provar a si mesma sua capacidade. Já os estudantes do gênero masculino têm sua motivação destacada de forma extrínseca direcionada a iniciar seu próprio negócio. Com relação ao desempenho percebido, não foi verificado nenhuma diferença estatisticamente significante. Esse estudo contribui de forma a evidenciar os diferentes tipos de motivação entre alunos e alunas do curso de Ciências Contábeis em uma universidade pública.Downloads
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Publicado
2020-10-05
Como Citar
PAVÃO, J. A.; BORGES, I. M. T.; VOESE, S. B. O QUE MOTIVA OS ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 20, n. 46, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/102943. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos