ÁRVORE DA REALIDADE ATUAL (ARA), DIAGRAMA DE DISPERSÃO DE NUVEM (DDN) E ÁRVORE DA REALIDADE FUTURA (ARF): APLICAÇÃO EM UMA BATERIA DE ESCOLA DE SAMBA DO CARNAVAL CARIOCA
Palavras-chave:
Processo de raciocínio, Teoria das restrições, Escola de samba, BateriaResumo
Este artigo demonstra a aplicação de três ferramentas do Processo de Raciocínio (PR) em uma bateria de escola de samba: a Árvore da Realidade Atual (ARA), o Diagrama de Dispersão de Nuvem (DDN) e a Árvore da Realidade Futura (ARF). Metodologicamente, a presente pesquisa é exploratória e qualitativa, de natureza bibliográfica e documental. Caracteriza-se como documental, pois examinou o mapa de justificativas dos jurados apresentados nos carnavais de 2006 a 2010, disponíveis no sítio eletrônico da Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA). O tratamento dos dados contemplou a análise de conteúdo para interpretação sobre o que estava sendo dito pelos jurados sobre o desempenho da bateria por ocasião do desfile. A busca de dados foi realizada através de entrevistas e questionário estruturado, com perguntas abertas e fechadas. De posse das informações obtidas, foi possível identificar os Efeitos Indesejáveis (EI) e visualizar o problema-raiz. Os resultados descrevem que, dos 17 EI identificados, a disposição dos instrumentos na bateria, que prejudica a percepção auditiva do diretor de bateria em relação a todos os instrumentos, é o problema-raiz. Obteve-se entendimento sobre a natureza do problema-raiz e conflitos existentes, após a introdução da injeção principal e de outras necessárias. Ao término da análise são apresentadas questões que podem servir de base para novas pesquisas, utilizando as demais ferramentas do PR não utilizadas neste trabalho.E
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Publicado
2012-01-03
Como Citar
WANDERLEY, C. A. N.; COGAN, S. ÁRVORE DA REALIDADE ATUAL (ARA), DIAGRAMA DE DISPERSÃO DE NUVEM (DDN) E ÁRVORE DA REALIDADE FUTURA (ARF): APLICAÇÃO EM UMA BATERIA DE ESCOLA DE SAMBA DO CARNAVAL CARIOCA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 12, n. 21, p. 41–58, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/20661. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos