CERTIFICADOS DE CRÉDITOS DE CARBONO: UMA ANÁLISE DO REPORTE CONTÁBIL DAS NEGOCIAÇÕES DO MERCADO BRASILEIRO NO PERÍODO DE 2011 A 2014

Autores

  • Giovana de Souza Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro UFRGS

Palavras-chave:

Crédito de Carbono, Reporte, IOC2, BM&FBovespa

Resumo

No sentido de padronizar a evidenciação das informações originadas pela negociação dos certificados de créditos de carbono (CC), este estudo tem como objetivo verificar como se dá o reporte contábil dos créditos de carbono nas Notas Explicativas (NE) e nos Relatórios de Administração (RA) em empresas de capital aberto. A metodologia utilizada teve por base o estudo de Gresser, Casagrande e Pfitscher (2012), sendo realizada uma pesquisa descritiva, documental, com abordagem qualitativa, analisando 29 empresas brasileiras de capital aberto vinculadas à carteira de Índice do Carbono Eficiente (IOC2) pertencentes à BM&FBovespa, no período de 2011 a 2014, informações estas disponibilizadas no sítio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O resultado encontrado nesta pesquisa foi que, do total das empresas pesquisadas, apenas 1 apresenta corretamente, em NE, informações sobre os créditos de carbono. Ressalta-se, ainda, que somente 5 possuem projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e nenhuma destas apresenta as informações de seus reportes contábeis sobre os certificados em suas NE e/ou RA. A partir da análise dos dados, pode-se inferir que a baixa evidenciação das informações contábeis ocorre pela falta de obrigatoriedade em divulgá-las. Por fim, é possível inferir que a amostra analisada de companhias que compõem o IOC2 ainda não demonstra, adequadamente, os reportes de maneira detalhada, e também não apresenta uma padronização do tratamento contábil desta ferramenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana de Souza Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro, UFRGS

Doutora em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS. Mestre em Administração pela UFRGS. Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais e do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCONT) da UFRGS.

Downloads

Publicado

2018-11-04

Como Citar

TEIXEIRA, G. de S.; CARRARO, W. B. W. H. CERTIFICADOS DE CRÉDITOS DE CARBONO: UMA ANÁLISE DO REPORTE CONTÁBIL DAS NEGOCIAÇÕES DO MERCADO BRASILEIRO NO PERÍODO DE 2011 A 2014. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 17, n. 36, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/65308. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos