ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DOS ESTADOS DA REGIÃO SUL ÀS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO

Autores

  • Mariana Costa da Roza Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Alexandre Costa Quintana Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Flávia Verônica Silva Jacques Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Daiane Pias Machado Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Palavras-chave:

Demonstrações contábeis, Contabilidade aplicada ao setor público, Convergência

Resumo

O Conselho Federal de Contabilidade, em 2008, aprovou as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP), formalizando diversas particularidades atribuídas à área, que impactam nas práticas de reconhecimento, mensuração e evidenciação e nas demonstrações contábeis. Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar se já ocorreram alterações nas demonstrações contábeis públicas derivadas da implantação das NBC T SP. A oportunidade de desenvolver este estudo está relacionada à intensa busca por melhores práticas contábeis, bem como à elaboração de demonstrações que transmitam aos seus usuários confiabilidade e transparência das contas públicas, além da comparabilidade dessas demonstrações entre as entidades públicas. Em termos metodológicos, o estudo foi descritivo, documental e com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados nos sítios eletrônicos das entidades pesquisadas, relativos aos exercícios de 2009 e 2010. Os resultados mostram, a partir das análises desenvolvidas neste estudo, que a NBC T SP 16.6, que trata das demonstrações contábeis, não foi observada por nenhum dos estados analisados no ano de 2009. A situação se repetiu em 2010, com exceção apenas do estado de Santa Catarina, que apresentou a demonstração dos fluxos de caixa em seu balanço geral, bem como a nova estrutura do balanço patrimonial. Isso permite concluir que a NBC T 16.6 foi pouco observada pelos estados em análise. No entanto, a NBC T 16.7, que trata da consolidação das demonstrações contábeis, foi observada por praticamente todos os estados nos dois anos em análise, com exceção apenas do estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Costa da Roza, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutorando em Controladoria e Contabilidade Pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Geral e Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: demonstração dos fluxos de caixa, contabilidade pública, transparência, corrupção, controle, universidades públicas, finanças e pesquisa em contabilidade.

Flávia Verônica Silva Jacques, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre em Ciências Contabeis pela UNISINOS

Daiane Pias Machado, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestranda em Ciências Contábeis pela UNISINOS

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

ROZA, M. C. da; QUINTANA, A. C.; JACQUES, F. V. S.; MACHADO, D. P. ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DOS ESTADOS DA REGIÃO SUL ÀS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 13, n. 24, p. 23–36, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/31123. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos