A PERCEPÇÃO DA SOCIEDADE SOBRE AS “BIG FOUR” NO TWITTER

Autores

  • Bárbara Maffei Lira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Vinicius Mothé Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Lucas Martins Dias Maragno Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Juliana Molina Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Auditoria, Mídia Social, Lacuna de Auditoria, Big Four, Twitter

Resumo

A Internet constitui-se num conjunto de Tecnologias de Informação que facilita a utilização de estratégias que possibilitam estreitar a relação empresa-usuário, assim como aquelas que trabalham para manter uma boa reputação perante a sociedade. Além disso, há uma lacuna entre a percepção da sociedade quanto às responsabilidades da auditoria externa e o seu papel perante a legislação, conhecida como Expectation Gap ou, como será tratado nessa pesquisa, Lacuna de Auditoria. Este trabalho objetiva verificar a percepção da sociedade sobre as Big Four e entender de que forma elas poderiam se utilizar de suas mídias sociais para diminuir essa lacuna. Esta pesquisa apresenta o tema e descobertas por meio da coleta de 104.567 tweets publicados entre 2007 e 2021 que continham os nomes das Big Four de auditoria. A metodologia é baseada em pesquisa descritiva do tipo levantamento, com abordagem quantitativa. As evidências obtidas sugerem que a maioria dos usuários está interessada em debater sobre o trabalho que as quatro empresas realizam em entidades conhecidas, principalmente auxiliando na gestão de clubes de futebol, e sobre casos de fraude e corrupção que essas tenham sido envolvidas. Entende-se que é necessário educar a população, incentivando o debate quanto à função dessas empresas para com a sociedade. Assim, as Big Four podem utilizar as mídias sociais para divulgar e informar seus consumidores de conteúdo sobre seu papel, além de contar com órgãos reguladores para alcançar um melhor resultado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, K. S. L. S.; DIAS FILHO, J. M.; BRUNI, A. L. Um Estudo Empírico Sobre A Produção de Legitimidade em Auditoria e As Expectation Gap. XX Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, 2010.

ALMEIDA, B. Auditoria e sociedade: o diálogo necessário. Revista de Contabilidade & Finanças, v. 5, n. 34, 2004.

ASARE, N.; WILLIAMS, A.; ADAFULA, B.; ONUMAH, J. Deconstructing the Audit Expectation Gap Concept. Research Journal of Finance and Accounting. v. 7, n. 15, 2016.

ASTHANA, S. C.; BALSAM, S.; KRISHNAN, J. Corporate governance, audit firm reputation, auditor switches, and client stock price reactions: The Andersen experience. International Journal of Auditing, v. 14, n. 3, p. 274-293, 2010.

ATTUX, R. C. Predição dos resultados das eleições 2014 para presidente do Brasil usando dados do Twitter. Monografia – UFU/ FACOM, 2017.

BBC. KPMG 'severely reprimanded' over audit. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/news/business-48102857. Acesso em: 5 maio 2022.

CAVALCANTI, G. K. M.; CALAZANS, J. H. C.; LUCIAN, R. Quando as marcas encontram consumidores online: uma análise da repercussão deste encontro no Twitter. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 5, n. 1, p. 15-29, 2015.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. NBC TA 200 (R1): Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria. 2016. Disponível em: https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/nbc-ta-de-auditoria-independente/. Acesso em: 13 dez. 2021.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. NBC TA 240 (R1): Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis. 2016. Disponível em: https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/nbc-ta-de-auditoria-independente/. Acesso em: 13 dez. 2021.

COSTA, C. Auditoria Financeira: teoria & prática. 11. ed. São Paulo: Rei dos livros, 2017.

DEJONG, D.; SMITH, J. The Determination of Audit Responsibilities: on Application of Agency Theory. Auditing: A Journal of Theory and Practice, v. 4, n. 1, p. 20-34, 1984.

DIAS, R. O papel do marketing digital no âmbito das estratégias de marketing relacional: o caso da Do It Better. 2021. 96 p. Tese (Mestrado em Marketing e Comunicação) - Escola Superior de Educação de Coimbra. Coimba, 2021.

GUY, D.; SULLIVAN, D. The Expectation Gap Auditing Standards, Journal of Accountancy, v. 165, n. 4, p. 36, 1988.

HARO-DE-ROSARIO, A.; SÁEZ-MARTÍN, A.; DEL CARMEN CABA-PÉREZ, M. Using social media to enhance citizen engagement with local government: Twitter or Facebook?. New media & society, v. 20, n. 1, p. 29-49, 2018.

HAGE SOBRINHO, Jorge. É possível evitar a corrupção?. Revista da CGU, v. 1, n. 1, p. 9-15, 2006.

HARRIS, S.; MARXEN, D. The auditor expectation and performance gaps: views from auditors and their clients. Research in Accounting Regulation, v. 11, p. 159-176, 1997.

HOOKS, K. Professionalism and Self-interest: A Critical View of the Expectation Gap. Critical Perspectives on Accounting, v. 3, n. 2, p. 109-136, 1992.

HUMPHREY, C.; MOIZER, P.; TURLEY, S. The Audit Expectation Gap in the United Kingdom. London: The Institute of Chartered Accountants in England and Wales, 1992.

JEPPESEN, K. K. The role of auditing in the fight against corruption. The British Accounting Review, v. 51, n. 5, p. 100798, 2019.

LIGGIO, C. The Expectation Gap: The Accountant’s legal Waterloo. Journal of Contemporary Business, v. 3, n. 3, p. 27-44, 1974.

MENEZES, A.; COSTA, F. Expectation Gap em Auditoria: Impactos no Brasil Após a Adoção do Projeto Clarity. XXVI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 2012.

MORAES, D. Web crawler: saiba o que é e qual a sua relação com o Marketing Digital. 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/web-crawler/. Acesso em: 20 mar. 2021.

PADULA, A. Análise da corrupção e impactos no mercado de capitais. 2016. 64 f. Monografia (Bacharelado em Administração) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

PAIXÃO, L. O Papel da Auditoria Independente no Combate à Corrupção. 2020. 20 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Montes Claros, São Paulo, 2020.

PCAOB. Attachment to Press Release: PCAOB Announces $8 Million Settlement with Deloitte Brazil for Violations Including Issuing Materially False Audit Reports and 12 Individuals Also Sanctioned for Various Violations. 2016. Disponível em: https://pcaobus.org/news-events/news-releases/enforcement-attachment-12-5-16. Acesso em: 17 maio 2022.

PEIXOTO, J. Audit expectation gap e as responsabilidades do auditor na prevenção e deteção da fraude. 2018. 43 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Auditoria) – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Porto, 2018.

PINHEIRO, G. J.; CUNHA, L. R. S. A importância da auditoria na detecção de fraudes. Contabilidade Vista & Revista, v. 14, n. 1, p. 31-48, 2003.

PORTER, B. An empirical study of the audit expectation performance gap. Accounting and Business Research, v. 24, n. 93, p. 49-68, 1993.

PORTER, B.; GOWTHORPE C. Audit Expectation-Performance Gap In The United Kingdom In 1999 And Comparison With The Gap In New Zealand In 1989 And In 1999. 1 ed. United Kingdom: The Institute of Chartered Accountants of Scotland Edinburgh, 2004.

POWER, M. The audit society: Accounting as social and institutional practice. New York: Cambridge University Press, 1994.

QUINTANEIRO, V. A influência da internet no marketing internacional e relacional das empresas. 2016. 113 p. Tese (Mestrado em Marketing Relacional) - Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Leiria, 2016.

RIBEIRO, O. M.; RIBEIRO, J. M. Auditoria Fácil. São Paulo: Saraiva, 2011.

ROSA, R.; CASAGRANDA, Y.; SPINELLI, F. A importância do marketing digital utilizando a influência do comportamento do consumidor. Revista de tecnologia aplicada, v. 6, n. 2, 2017.

SAMMOUR, J. R.; CINTRA, D. G. B. AUDITORIA EXTERNA X INTERNA: Funções e Diferenças. Revista de Estudos Interdisciplinares do Vale do Araguaia-REIVA, v. 2, n. 2, p. 14-14, 2019.

SIDDIQUI, J.; NASREEN, T.; LEMA, A. The audit expectation gap and the role of audit education: the case of an emerging economy. Managerial Auditing Journal, v. 24, n. 6, p. 564-583, 2009.

SILVA, J. Análise da presença na Internet das maiores empresas de auditoria em Portugal, através da aplicação do modelo PHIMA. 2008. 155 p. Tese (Mestrado em Contabilidade e Auditoria) - Universidade Aberta, Lisboa, 2008.

SILVA, S. O.; MAIA, V. M.; HAVEROTH, J.; TOMMASETTI, R. Papel da Auditoria: uma visão a partir do Twitter. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 20, p. e3183-e3183, 2021.

SOUZA, D. Expectation GAP em Auditoria: análise da percepção de contadores, estudantes e outros usuários quanto às responsabilidades do auditor independente. 2017. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2017.

SOUZA, D.; SOUSA, R.; JÁCOME, M. Expectation gap: análise da percepção social quanto às responsabilidades do auditor independente. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 17, n. 45, p. 66-81, 2020.

STERZECK, G. Audit expectation gap nos litígios das firmas de auditoria. 2017. 200 p. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

KRAEMER, M. E.; TINOCO, J. E. Contabilidade e gestão ambiental. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

WOLF, F.; TACKETT, J.; CLAYPOOL, G. Audit disaster futures: antidotes for the expectation gap? Managerial Auditing Journal, v. 14, n. 9, p. 468-478. 1999.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

LIRA, B. M.; MAIA, V. M.; MARAGNO, L. M. D.; MOLINA, J. A PERCEPÇÃO DA SOCIEDADE SOBRE AS “BIG FOUR” NO TWITTER. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 24, n. 59, p. 1–15, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/135575. Acesso em: 20 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos