ANÁLISE DO ALINHAMENTO ENTRE O BALANÇO SOCIAL E O RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DOS TRÊS MAIORES BANCOS EM ATIVIDADE NO BRASIL

Autores

  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi UNIOESTE
  • Wagner Igarashi UNIOESTE
  • Erimar Cleiton de Lima UNIOESTE
  • Liliane Dalbello UNIOESTE
  • José Braz Hercos Junior UEM

Palavras-chave:

Balanço social, Relatório de sustentabilidade, Setor bancário.

Resumo

O balanço social e o relatório de sustentabilidade foram criados devido à necessidade da prestação de contas por parte das empresas para com a sociedade, quanto à forma como os recursos humanos e naturais são utilizados em seu cotidiano. Nesse sentido, o balanço social é um relatório contábil que disponibiliza informações sociais. No entanto, de modo isolado, ele não gera a possibilidade de analisar ou mesmo comparar as ações realizadas pelas empresas com os resultados divulgados nos demais relatórios como, por exemplo, o relatório de sustentabilidade. A partir do exposto, este estudo tem como objetivo observar se existe alinhamento entre os elementos quantificados no balanço social com os descritos nos relatórios de sustentabilidade de bancos brasileiros. O estudo é exploratório e descritivo, e realiza a análise de conteúdo dos relatórios de sustentabilidade e do balanço social dos exercícios de 2007 e 2008 dos três maiores bancos em atividade no Brasil. Como resultado foi evidenciado, de modo parcial, o alinhamento entre os dois relatórios. Observou-se que os balanços sociais das empresas estudadas estão deixando de ser o foco principal, perdendo espaço para os relatórios de sustentabilidade, guiados pelas diretrizes apontadas pelo Global Reporting Initiative (GRI). Esta prática traz dificuldades aos usuários das informações, em relação ao estabelecimento de proporcionalidades de investimentos entre empresas da mesma área, ocasionado pelo maior volume de informação descritiva e qualitativa, e menor de informações quantificáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deisy Cristina Corrêa Igarashi, UNIOESTE

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2001), mestrado em Engenharia de Produção e também em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) (2007) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professora no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência acadêmica e empresarial na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, controles de gestão e avaliação de desempenho.

Wagner Igarashi, UNIOESTE

Possui graduação em Informática pela Universidade Estadual de Maringá (2001), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área acâdemica e profissional de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: data warehouse, recuperação de informações, tecnologia da informação, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento.

Erimar Cleiton de Lima, UNIOESTE

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010)

Liliane Dalbello, UNIOESTE

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia (1994) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), especialização em ciências contábeis pela Universidade do Contestado - Canoinhas (2009), atua como professora de graduação e de pós-graduação Lato Sensu, orientações de trabalhos de conclusão de cursos, além de assessora de ensino na área de Ciências Sociais Aplicadas. Tem experiência no ensino de Ciências Contábeis, Administração, Turismo e Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa, qualidade do ensino superior, mercado de trabalho, contabilidade, qualidade e administração financeira.

José Braz Hercos Junior, UEM

Possui graduação em Ciências Contábeis (1988), especialização em Contabilidade Gerencial e mestrado em Teoria Econômica (2004) pela Universidade Estadual de Maringá . É professor assistente da Universidade Estadual de Maringá, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, análise das demonstrações contábeis, sistema de informação gerencial, plano de negócios e jogos de empresas. Também coordena projeto que apoia empresa junior de consultoria.

Downloads

Publicado

2010-08-04

Como Citar

IGARASHI, D. C. C.; IGARASHI, W.; DE LIMA, E. C.; DALBELLO, L.; HERCOS JUNIOR, J. B. ANÁLISE DO ALINHAMENTO ENTRE O BALANÇO SOCIAL E O RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DOS TRÊS MAIORES BANCOS EM ATIVIDADE NO BRASIL. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 10, n. 18, p. 34–48, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/13287. Acesso em: 28 mar. 2024.