Contar Histórias: corpos/corpus em performance.
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.9567Palavras-chave:
Contar histórias, Performance, Oralidade, Corpo, gesto e voz,Resumo
O corpo e a voz propiciam vivências comunitárias perdidas na aceleração da vida moderna. A contação de histórias em performance permite a interação entre contador e ouvintes, já que contar histórias é arte performática, é criação do efêmero. Quando todos os envolvidos na contação de histórias deixam sua imaginação ser levada pelas histórias, o ato performático se consolida. A performance aspira à qualidade de rito, pois transporta para outro lugar e para outro tempo. No momento em que se consegue atingir a plateia acontece uma experiência, sendo através do corpo que vivemos a experiência da performance. São utilizados vários teóricos para embasar as análises realizadas no decorrer deste trabalho, especialmente, Paul Zumthor (1997; 2000) para falar sobre performance, e Maria de Lourdes Patrini (2005) para falar sobre o ofício do contador de histórias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.