Jovens leitores e suas práticas de leitura
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.9502Palavras-chave:
leitura, formação de leitores, histórias de leituraResumo
Trata-se de estudo com foco na trajetória de leitura de jovens alunos do ensino médio, de uma escola pública de São Paulo, indicados pelos professores por participarem ativamente das tarefas de leitura propostas na escola e serem assíduos frequentadores da biblioteca escolar. A pesquisa teve como objetivo compreender como os jovens adquiriram e mantiveram seus comportamentos de leitores. Para tal, foram gravados relatos dos participantes sobre suas histórias de leitura. A análise dos resultados apontou para a necessidade de ampliação das possibilidades de realização dessa e de outras práticas culturais, com a implementação de políticas públicas de incentivo à leitura, que sejam efetivamente voltadas à formação de comunidades de leitores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.