Educação continuada na docência: reflexões a partir de Bourdieu e Gur-ze’ev

Autores

  • Denise Dalpiaz Antunes UFPel
  • Alexandre Anselmo Guilherme PUCRS
  • Lucas Rech Silva PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.68834

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Continuada, PNEM, Pierre Bourdieu, Ilan Gur-Ze’ev.

Resumo

O texto traz importante contribuição do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio-PNEM, no sentido de aquisição de 'capital cultural' e transformação do'habitus' segundo a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu argumentando-se a formação do 'professor improvisador', defendido por Ilan Gur-Ze’ev. Ainda, destaca-se a importância deste tipo de ação, especialmente na valorização e melhoria da escola pública, na pessoa dos educadores, além da atualização da práxis. As considerações sobre a importância do capital cultural de Bourdieu (2004, 2013) e do professor improvisador de Gur-Ze’ev (2005, 2008, 2010, 2011) são interessantes para um bom entendimento da importância deste tipo de programa.  Aponta-se que, sem o apoio de tais ações, a capacidade de indivíduos expandirem seu 'capital cultural' é reduzida, comprometendo o potencial para o surgimento e/ou revelar do 'professor improvisador', crítico e encorajador da crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Dalpiaz Antunes, UFPel

Doutora e Mestre em Educação, Especialista em Educação Infantil, Licenciada em Educação Física. Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas, RS, Departamento de Ensino.

 

Alexandre Anselmo Guilherme, PUCRS

Professor Doutor  Professor Pesquisador PPGEduEditor Associado Revista Educação -PUCRSCoordenador do Grupo de Pesquisas em Educação e Violência - GruPEV

Lucas Rech Silva, PUCRS

Mestrado em Educação, Bolsita CNPq, Licenciado em Ciências Socias

Referências

ANTUNES, Denise Dalpiaz. Oficinas Pedagógicas Cooperativas: a Motivação docente na formação continuada. Curitiba, Editora CRV, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: edições 70, 2004.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação. Porto: Porto, 1994.

BOURDIEU, Pierre. Espaço social e poder simbólico. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

______. Escritos de Educação. Maria Alice Vergueiro e Afranio Catani (org.). 14. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

CASTRO, Marta Luz Sisson. Metodologia da Pesquisa Qualitativa: Revendo as Idéias de Edgon Guba. In: ENGERS, Maria. Emília. Paradigmas e Metodologias de pesquisa em Educação : notas para reflexão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994, p. 53-64.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. São Paulo: Editora Cortez, 8. ed., 2003.

GUR-ZE’EV, Ilan., Critical Theory and Critical Pedagogy Today: Toward A New Critical Language in Education. Studies in Education, Haifa: Israel, 2005.

______. Diasporic philosophy, Counter Education and Improvisation: A Reply. Studies in Philosophy and Education, Vol. 27, No. 5, pp. 381-386, 2008.

______, The Possibility/Impossibility of a New Critical Language in Education, Rotterdam: Sense Publishers, 2010a.

______, The Nomadic Existence of the Eternal Improviser and Diasporic Co-Poiesis Today. Diasporic Philosophy and Counter Education, Rotterdam: Sense Publishers, 2010b,

______, The Nomadic Existence of the Eternal Improviser and Diasporic Co-Poiesis in the Era of Mega-Speed. Diasporic Philosophy and Counter-Education, Rotterdam: SensePublishers, pp. 29-45, 2011.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LOMÔNACO, José Fernando B. Apresentação à edição brasileira. In: LÓPEZ-BARAJAS ZAYAS, Emilio. O Paradigma da Educação Continuada. Porto Alegre: Penso Editora, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org ). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, p. 9-29, 1998.

PORTAL, Leda Lísia Franciosi; FRANCISCONE, Fabiane. Contribuições da Educação continuada na construção da inteireza do ser. Educação. Porto Alegre: EDIPUCRS, n. 3 (63), p. 557-569, set/dez, 2007.

SILVA, Marilda. O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula. Revista Brasileira de Educação, USP: São Paulo. 2005.

UNDURRAGA INFANTE, Consuelo. Como aprenden los adultos? Ediciones Universidad Católica de Chile: Santiago, 2004.

Downloads

Publicado

2017-09-27

Como Citar

ANTUNES, D. D.; GUILHERME, A. A.; SILVA, L. R. Educação continuada na docência: reflexões a partir de Bourdieu e Gur-ze’ev. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 30, n. 1-2, 2017. DOI: 10.22456/2595-4377.68834. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/68834. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Temática especial