Pacto do Ensino Médio: anseios, reflexões e perspectivas de professores sobre o ensino de Ciências da Natureza

Autores

  • Vera Lucia Bobrowski Universidade Federal de Pelotas
  • Paulo Romeu Gonçalves Universidade Federal de Pelotas
  • Rosangela Ferreira Rodrigues Universidade Federal de Pelotas
  • Geonir Machado Siqueira Universidade Federal de Pelotas
  • Beatriz Helena Gomes Rocha Universidade Federal de Pelotas
  • Luciana Bicca Dode Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.68830

Palavras-chave:

Ensino Médio, ensino de Ciências

Resumo

O “Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) representa a articulação e coordenação de ações e estratégias entre a União e os governos estaduais na formulação e implementação de políticas para elevar o padrão de qualidade do Ensino Médio brasileiro”. Atividades de formação continuada em Ciências da Natureza foram desenvolvidas, as quais se alicerçaram nos pressupostos recomendados de conexão entre as ações existentes e novas proposições. A partir da análise da atividade realizada com os formadores regionais foram organizadas ações visando proporcionar a segurança para a aplicação de propostas do Caderno III, tendo como eixo central a aprendizagem de Ciências e sua significação para o aprendiz, abordando conceitos de demonstração, experimentação e investigação como práticas pedagógicas. Finalizamos evidenciando as reflexões, as perspectivas e os anseios dos professores sobre o ensino de Ciências.

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Publicado

27-09-2017

Como Citar

BOBROWSKI, V. L.; GONÇALVES, P. R.; RODRIGUES, R. F.; SIQUEIRA, G. M.; ROCHA, B. H. G.; DODE, L. B. Pacto do Ensino Médio: anseios, reflexões e perspectivas de professores sobre o ensino de Ciências da Natureza. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 30, n. 1-2, 2017. DOI: 10.22456/2595-4377.68830. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/68830. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial