Histórias e memórias que brotam da terra: a educação de jovens e adultos no contexto de um assentamento rural do MST

Autores

  • Márcio Hoff UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.6855

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, memória, histórias de vida.

Resumo

Este relato pedagógico tem por objetivo demonstrar o processo de implementação de uma turma de jovens e adultos na modalidade EJA, em uma escola municipal localizada no interior do Assentamento 30 de Maio, formado por camponeses pertencentes ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, no município de Charqueadas-RS. Tem por objetivo também, relatar os aprendizados construídos pela turma a partir de uma atividade pedagógica proposta pelo educador da área de ciências sócio-históricas. Tratou-se do registro escrito de suas histórias de vida, os significados e ressignificações delas advindas. A culminância da atividade fez surgir um projeto para a construção do Memorial do Assentamento 30 de Maio, que contou com o apoio do Conselho Municipal de Cultura do município e está em fase de implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Hoff, UFRGS

Licenciado em Ciências Sociais (Unisinos-2003). Mestre em Sociologia das Organizações (Pucrs-2008). Mestrando em Educação (UFRGS-2008-2010). Aluno do Curso deEspecialização do PROEJA/UFRGS - 2007-2009.

Downloads

Publicado

30-07-2008

Como Citar

HOFF, M. Histórias e memórias que brotam da terra: a educação de jovens e adultos no contexto de um assentamento rural do MST. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 21, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/2595-4377.6855. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/6855. Acesso em: 25 jun. 2025.