Oficina de educação em saúde com adolescentes: relações de trocas interindividuais no contexto das interações
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.6853Palavras-chave:
Adolescentes, Educação, Saúde, Trocas Interindividuais, Interação.Resumo
Neste trabalho são discutidas as relações de trocas interindividuais identificadas na interação com adolescentes do ensino fundamental de uma Escola Estadual de Porto Alegre/RS em uma oficina de educação em saúde realizada no período de maio a julho de 2008. As informações coletadas por meio de protocolos de observação foram analisadas com base nas categorias teóricas e teorias inspiradoras trabalhadas no II Curso de Formação Continuada para Educadores de Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social do Programa Conviver para Aprender, promovido pelo Laboratório de Estudos em Educação à Distância do Colégio de Aplicação (Le@d.CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), composto de atividades práticas e teóricas presenciais e à distância, do qual a oficina constituiu atividade prática. Através de um conjunto de atividades que enfatizaram a educação em saúde, identificaram-se as categorias teóricas: trocas interindividuais equilibradas devido à cooperação intelectual, trocas interindividuais desequilibradas devido ao egocentrismo intelectual, trocas interindividuais desequilibradas devido ao conformismo intelectual e trocas interindividuais desequilibradas devido à coação intelectual, ratificando a aplicabilidade dessa proposta teórico-metodológica no processo ensino-aprendizagem.
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