Relatos de experiências no PNEM-RJ e os portfólios como estratégia de registro

Autores

  • Regina Lúcia Cerqueira Dias Universidade Federal Fluminense
  • Rosane Barbosa Marendino

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.68414

Palavras-chave:

Ensino Médio

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a implementação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Rio de Janeiro. Buscou-se inicialmente relatar como foi desenvolvida a formação continuada dos professores nesse estado. Um número expressivo de professores (14942) que lecionam no Ensino Médio participaram da referida formação. Posteriormente, analisamos as narrativas sobre a formação continuada feitas pelos Formadores Regionais em portfólios. Tais relatos revelaram as impressões dos Formadores Regionais, assim como as dos Professores Orientadores de estudo que participaram da formação, sobre as repercussões do PNEM em suas vidas profissionais. Ressalta-se a riqueza das narrativas que permitiram compreender melhor a complexidade do trabalho do professor e a importância da formação continuada propiciada pelo Pacto.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Lúcia Cerqueira Dias, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Educação pela UFMG. Professora da Faculdade de Educação da UFF.

Referências

CHAVES, Idália-Sá (Org.) Os “portfolios” reflexivos (também) trazem gente dentro: reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos formativos. Porto: Porto Editora, 2005, p.49-159.

ALVES, Leonir Pessate. Portfólios como instrumentos de avaliação dos processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças; ALVES, Leonir Pessati. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade. 3. ed. Joinville: Univille, 2004.

DAYREL, Juarez. Juventude, socialização e escola. In: DAYRELL, Juarez; NOGUEIRA, Maria Alice; RESENDE, José Manuel; VIEIRA, Maria Manuel (Org.). Família, escola e juventude: olhares cruzados Brasil-Portugal. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012. p. 298-322.

NÓVOA, Antônio. Vidas de professores. Porto: Ed. Porto, 1992.

PEREIRA, Marcos Villela. Estética da Professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.

SOUZA, E. C. de. Modos de narração e discursos da memória: biografização, experiências e formação. In: PASSEGI, M. da C.; SOUZA, UFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 85-101.

Downloads

Publicado

2017-09-27

Como Citar

DIAS, R. L. C.; MARENDINO, R. B. Relatos de experiências no PNEM-RJ e os portfólios como estratégia de registro. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 30, n. 1-2, 2017. DOI: 10.22456/2595-4377.68414. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/68414. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Temática especial