Aprendizagem cooperativa na formação de professores no Ceará: experiência de formadores regionais do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio.

Autores

  • Ana Carolina Braga Secretaria de educação do Ceará - SEDUC/CE
  • Daniel Azevedo de Brito Universidade Estadual do Ceará - UECE/CE

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.68393

Palavras-chave:

relato de experiência, formação de professores, pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio

Resumo

O pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio, implantado pelo Ministério da Educação, teve como objetivo promover a valorização dos professores da rede pública de educação na etapa de ensino médio, através de formação continuada. O pacto promoveu o diálogo interinstitucional entre Ministério da Educação, secretarias estaduais, universidades, e, no caso do Ceará, com aproximadamente 1650 professores da rede estadual. A meta foi construir coletivamente uma atividade formativa com os professores no chão da escola e facilitada por seus próprios pares. No Ceará, vivenciamos a utilização da aprendizagem cooperativa como metodologia que fundamenta estudos sobre os temas geradores abordados nos cadernos propostos pelo MEC. O presente trabalho analisa a importância da aprendizagem cooperativa no processo de formação e atuação dos formadores regionais do Ceará, a partir do curso de formação de facilitadores em aprendizagem cooperativa. 

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Biografia do Autor

Ana Carolina Braga, Secretaria de educação do Ceará - SEDUC/CE

Professora de História atuando na função de coordenadora pedagógica de um centro de educação de jovens e adultos da rede básica de educação do estado do Ceará. Licenciada em História- UFC e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente  também pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Daniel Azevedo de Brito, Universidade Estadual do Ceará - UECE/CE

Professor assistente da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Licenciado em Ciências Biológicas pela UFC e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática também pela Universidade Federal do Ceará- UFC.

Referências

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Publicado

2017-09-27

Como Citar

BRAGA, A. C.; DE BRITO, D. A. Aprendizagem cooperativa na formação de professores no Ceará: experiência de formadores regionais do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 30, n. 1-2, 2017. DOI: 10.22456/2595-4377.68393. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/68393. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Temática especial