Letramento, Desejo e Prática no Contexto do Ciclo de Alfabetização; a Atuação do Programa de Formação Continuada (PNAIC) em Goiás.
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.68307Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento. Desejo. Prática docenteResumo
RESUMO: Este estudo busca investigar como vem sendo desenvolvido o processo de domínio da leitura e da escrita no ciclo de Alfabetização proposto na Lei 11.274, de 06/02/2006, que altera os artigos 32 e 87 da LDB, Lei nº 9.394 de 20/12/1996, instituindo a ampliação do ensino fundamental para nove anos de duração. Propõe uma reflexão sobre a compreensão dos processos de alfabetização e letramento, e contempla o Curso de Formação para Professores Alfabetizadores denominado PNAIC (Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) em Goiás. Aborda ainda a intencionalidade do mesmo quanto à consolidação da prática da leitura e escrita dentro do prazo que se estabeleceu para que todas as crianças possam estar alfabetizadas. Aborda também a atuação desejosa e comprometida dos professores para que estes possam atribuir significado e autonomia no processo de assimilação de diferentes saberes minimizando a problemática que se percebe quanto ao fracasso escolar
Palavras- chave: Alfabetização. Letramento. Desejo. Prática docente
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Referências
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO Nº 5. As Desigualdades na Escolarização no Brasil: Brasília: Presidência da República, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES, 2014.60 p.61-62.
www.qedu.org.br/estado/109-goias/ideb g1.globo.com/goias/.../goias-tem-o-maior-ideb-do-pais-no-ensino-medio-da-rede-esta...www1.folha.uol.com.br/.../1811322-i.
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